Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Maio / 28 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 74 – 28 de maio de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 74 – 28 de maio de 2020

boletim 28.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus, instituído pela Prefeitura de Araraquara, esteve reunido nesta quinta-feira, 28 de maio, para avaliação e novas deliberação de ações de combate à Covid-19.

De acordo com o Plano São Paulo, elaborado e divulgado ontem, dia 27 de maio, pelo Governo do Estado de São Paulo, Araraquara está entre as 4 regiões autorizadas a iniciarem a flexibilização da quarentena a partir de segunda-feira, dia 1 de junho.

As 18 regiões do Estado foram classificadas de acordo com a situação de enfrentamento da doença, levando-se em conta a ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com Covid-19 e a evolução do número de casos.

São cinco faixas, da maior para a menor restrição e Araraquara foi classificada na fase 3, que permite a abertura do comércio, de bares, restaurantes, shoppings centers, salões de beleza, concessionárias, imobiliárias e escritórios, com restrições.

Considerando então o plano do Governo do Estado, a quarentena será mantida até 15 de junho, mas de forma flexibilizada. Portanto, o Município de Araraquara está se organizando para iniciar a retomada gradual e segura das atividades econômicas. O retorno destas atividades terá restrições sanitárias e horários reduzidos.

Assim, a proposta de decreto municipal que trará todos os detalhamentos das condições, regras, restrições e horários de funcionamento estão sendo debatidas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus junto à Secretária Municipal de Justiça e Cidadania, que vai elaborar o documento para publicação.

Somente quatro de 18 regiões do estado conseguiram autorização para essa flexibilização. Segundo o Governo do Estado, as fases são determinadas pelo acompanhamento semanal da média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com coronavírus e o número de novas internações.

Uma região só poderá passar a uma reclassificação de etapa – com restrição menor ou maior – após 14 dias do faseamento inicial, mantendo os indicadores de saúde estáveis. 

O Comitê ressalta, no entanto, que o isolamento social continua sendo a arma eficaz para o controle do contágio da doença e que este é o momento de redobrar a prevenção. Quem não precisar sair principalmente os idosos e as demais pessoas do grupo de risco, devem permanecer em casa. Quem precisar sair para trabalhar deve usar máscara e prestar muita atenção nos cuidados com a higiene, lavando sempre as mãos com água e sabão ou utilizando álcool em gel.

A batalha contra a Covid-19 não foi vencida e o vírus continua circulando.

A retomada das atividades econômicas em Araraquara será feita como muita cautela, rigor, responsabilidade e fiscalização, para que não haja necessidade de retrocesso.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registrou mais 8 casos de Coronavírus nesta quinta-feira, dia 28 de maio. Portanto, hoje são 227 casos confirmados na cidade. Aguardam resultados de exames 89 amostras. Do total de casos confirmados, 50 permanecem em quarentena e 173 já saíram.

Hoje, 17 pacientes estão internados. Destes, 14 estão em enfermaria - 6 suspeitos e 8 casos confirmados. E 3 pacientes estão internados em UTI – 1 suspeito e 2 confirmado.

Do total de 17 internados, 13 são moradores de Araraquara e 4 internados em enfermaria residem em outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Foram notificados, até o momento, 4 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 suspeito. Este último se trata de uma mulher de 59 anos, com comorbidades, que estava internada em hospital público e faleceu ontem.

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Após revisão e especificação mais detalhadas das regiões da cidade com casos confirmados de Coronavírus, concluiu-se que Araraquara possui, até o momento, 85 bairros com casos notificados. 

Todas as informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook

 

Relação dos bairros

 

7º DISTRITO INDUSTRIAL

ASSENTAMENTO BELA VISTA

CECAP

CENTRO

CHACARA FLORA

CIDADE INDUSTRIAL

CONJUNTO HABITACIONAL OITIS

JARDIM ADALBERTO ROXO

JARDIM AGUA BRANCA

JARDIM ALTOS DE PINHEIROS

JARDIM AMÉRICA

JARDIM ARCO ÍRIS

JARDIM ÁRTICO

JARDIM BRASIL

JARDIM BRASÍLIA

JARDIM DAS ESTAÇÕES

JARDIM DAS HORTÊNSIAS

JARDIM DOM PEDRO I

JARDIM DOMINGOS SAVIO

JARDIM DOS FLAMBOYANTS

JARDIM DOS OITIS

JARDIM DUMONT

JARDIM EUROPA

JARDIM FLORIDIANA

JARDIM GARDÊNIAS

JARDIM HIGIENÓPOLIS

JARDIM IGUATEMI

JARDIM IMPERADOR

JARDIM ITÁLIA

JARDIM MARIA LUIZA

JARDIM MARTINEZ

JARDIM MORADA DO SOL

JARDIM MORUMBI

JARDIM PANORAMA

JARDIM PARAÍSO

JARDIM PAULISTA

JARDIM PAULISTANO

JARDIM PINHEIROS

JARDIM RAFAELA

JARDIM SANTA ANGELINA

JARDIM SANTA CLARA

JARDIM SANTA JÚLIA

JARDIM SÃO BENTO

JARDIM SÃO RAFAEL

JARDIM SELMI DEI I

JARDIM SELMI DEI III

JARDIM SELMI DEI IV

JARDIM SELMI DEI V

JARDIM SERRA AZUL

JARDIM SILVESTRE

JARDIM TABAPUÃ

JARDIM TAMOIO

JARDIM UIRAPURU

JARDIM UNIVERSAL

JARDIM VENEZA

JARDIM VIADUTO

JARDIM VICTÓRIO DE SANTI

JARDIM VITÓRIA

JARDIM ZAVANELLA

PARQUE ATLANTA

PARQUE GRAMADO II

PARQUE IGAÇABA

PARQUE LARANJEIRAS

PARQUE RESIDENCIAL DAMHA

PARQUE SÃO PAULO

QUITANDINHA

RESIDENCIAL ALAMEDAS

RESIDENCIAL LAURA MOLINA

RESIDENCIAL VÊNETO

SÃO JOSÉ

VALE DAS ROSAS

VALE DO SOL

VALLE VERDE

VILA GASPAR

VILA JOSÉ BONIFÁCIO

VILA MELHADO

VILA NICE

VILA SANTA MARIA

VILA SANTANA

VILA SEDENHO

VILA SUCONASA

VILA XAVIER

VILA YAMADA

VILLAGE DAMHA I

YOLANDA OPICE

 

registrado em: , ,