Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Maio / 31 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 77 – 31 de maio de 2020

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 77 – 31 de maio de 2020

31-05-site.png

O Comitê de Contingência do Coronavírus vem a público neste domingo, dia 31 de maio, para divulgar as últimas deliberações e ações de enfrentamento e combate da COVID-19.

 

Começa a vigorar amanhã, dia 1 de junho, a quarentena com flexibilização nas atividades do comércio e de prestação de serviços do município.

 

 

É a chamada “quarentena inteligente”, anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo. De acordo com o Plano São Paulo, Araraquara foi classificada na fase 3, que permite a abertura do comércio, de bares, restaurantes, shoppings centers, salões de beleza, concessionárias, imobiliárias e escritórios.

 

Para o retorno destas atividades, os estabelecimentos terão que cumprir rigorosamente as restrições sanitárias e os horários reduzidos, definidos no decreto municipal que foi publicado ontem, dia 30 de maio, nos Atos Oficiais do Município. No documento, a Prefeitura leva em conta as condições de Araraquara, à luz do decreto estadual publicado no dia 29 de maio.

 

Entre as normas a serem seguidas pelos comerciantes e prestadores de serviços estão:

 

- Atendimento simultâneo de consumidores em razão da área total do estabelecimento, prevista no Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);

 

- Distância mínima de 1,50m entre cada pessoa dentro do estabelecimento, abrangidos seus funcionários;

 

- Distribuição de senhas aos consumidores para o ingresso no estabelecimento, organização de eventuais filas externas;

 

- Disponibilização de álcool gel, ou produto higienizador similar;

 

- Proibição de emprego de aparelhos de ar-condicionado, ventiladores, circuladores de ar e demais equipamentos de ventilação forçada

 

- E uso obrigatório de máscaras em espaços públicos, bem como em espaços particulares abertos ao público.


- Fica proibido o atendimento ao público por parte de cinemas, teatros, casas de shows, bem como a realização de quaisquer eventos culturais ou esportivos que gerem aglomeração de pessoas.

 

- Restaurantes, padarias, bares, lanchonetes e assemelhados ficam proibidos de disponibilizar produtos na forma de buffet ou de self-service;

 

- A distribuição dos consumidores deverá observar o espaçamento de 2m, entre as mesas.

 

O decreto municipal completo, com todas as regras e medidas, podem ser consultadas no site da Prefeitura, nos Atos Oficiais de 30 de maio de 2020.

 

E o Comitê reforça que esta flexibilização visa minimizar os prejuízos econômicos decorrentes da pandemia do Coronavírus. Não significa o fim da quarentena e muito menos o fim da luta contra a doença.

 

O isolamento social ainda é a arma de controle do contágio da doença e este é o momento de redobrar a prevenção. A alerta, principalmente para os idosos e as demais pessoas do grupo de risco, é que o vírus continua circulando na nossa cidade e, por isso, quem não precisar sair, deve permanecer em casa.

 

Quem precisar frequentar espaços públicos deve usar máscara e prestar muita atenção nos cuidados com a higiene, lavando sempre as mãos com água e sabão ou utilizando álcool em gel.

 

Esta retomada das atividades econômicas em Araraquara será feita como muita cautela, rigor, responsabilidade e fiscalização.

 

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS

 

O Tiro de Guerra de Araraquara, em parceria com a Rede de Solidariedade do Município, dá prosseguimento à campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis destinados a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade econômica no município.

 

Hoje é o terceiro dia e último dia da ação, que continuará em esquema drive thru, até às 17 horas, em frente à sede do Tiro de Guerra, na Rua Ceará, 1588, na Vila Xavier, próximo à Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

 

Cerca de 40 atiradores voluntários, estarão aguardando a sua doação, que pode ser feita com toda a segurança, já que o grupo está atento as medidas sanitárias preventivas contra a Covid-19.

 

A demanda da Rede de Solidariedade cresce a cada dia e a colaboração da população em geral é muito importante para que o município continue atendendo as famílias em vulnerabilidade, que tiveram essa situação agravada pela pandemia do Coronavírus.

 

Lembrando que as doações podem continuar sendo feitas também através do telefone da Rede de Solidariedade, que é o 0800-773-1145. As ligações podem ser feitas 8h às 18h, todos os dias, inclusive nos finais de semana. A Prefeitura também possui duas contas correntes para doações. As informações estão disponíveis no site www.araraquara.sp.gov.br

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara possui neste domingo, dia 31 de maio, 246 casos confirmados na cidade.

Aguardam resultados de exames 86 amostras. Do total de casos confirmados, 53 permanecem em quarentena e 189 já saíram.

 

Hoje, 14 pacientes estão internados. Destes, 11 estão em enfermaria - 5 suspeitos e 6 casos confirmados. E 3 casos confirmados estão internados em UTI. Do total de 14 internados, 8 são moradores de Araraquara e 3 internados em enfermaria residem em outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

 

Foram notificados, até o momento, 4 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 suspeito. O caso está sendo investigado.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Após especificação mais detalhada das regiões da cidade com casos confirmados de Coronavírus, concluiu-se que Araraquara possui, até o momento, 86 bairros com casos notificados. 

 

 

 

 

 

São eles:

7º Distrito Industrial

Assentamento Bela Vista

Cecap (Dr. Tancredo de Almeida Neves)

Centro

Chácara Flora

Cidade Industrial

Conjunto Habitacional dos Oitis

Jardim Adalberto Roxo

Jardim Água Branca

Jardim Altos de Pinheiros

Jardim América

Jardim Arco-Íris

Jardim Ártico

Jardim Biagioni

Jardim Brasil

Jardim Brasília

Jardim das Estações

Jardim das Hortênsias

Jardim Dom Pedro I

Jardim Domingos Savio

Jardim dos Flamboyants

Jardim dos Oitis

Jardim Dumont

Jardim Europa

Jardim Floridiana

Jardim Gardênias

Jardim Higienópolis

Jardim Iguatemi

Jardim Imperador

Jardim Itália

Jardim Maria Luiza

Jardim Martinez

Jardim Morada do Sol

Jardim Morumbi

Jardim Panorama

Jardim Paraíso

Jardim Paulista

Jardim Paulistano

Jardim Pinheiros

Jardim Rafaela

Jardim Santa Angelina

Jardim Santa Clara

Jardim Santa Júlia

Jardim São Bento

Jardim São Rafael

Jardim Selmi Dei I

Jardim Selmi Dei Iii

Jardim Selmi Dei Iv

Jardim Selmi Dei V

Jardim Serra Azul

Jardim Silvestre

Jardim Tabapuã

Jardim Tamoio

Jardim Uirapuru

Jardim Universal

Jardim Veneza

Jardim Viaduto

Jardim Victório De Santi

Jardim Vitória

Jardim Zavanella

Parque Atlanta

Parque Gramado II

Parque Igaçaba

Parque Laranjeiras

Parque Residencial Damha

Parque São Paulo

Quitandinha

Residencial Alamedas

Residencial Laura Molina

Residencial Vêneto

São José

Vale das Rosas

Vale do Sol

Valle Verde

Vila Gaspar

Vila José Bonifácio

Vila Melhado

Vila Nice

Vila Santa Maria

Vila Santana

Vila Sedenho

Vila Suconasa

Vila Xavier

Vila Yamada

Village Damha I

Yolanda Opice

 

Todas as informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook

 

 

 

registrado em: , ,