Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Março / 09 / Araraquara recebe Clube de Leitura 6.0

Cultura

Araraquara recebe Clube de Leitura 6.0

Projeto implanta clubes de leitura digital exclusivo para pessoas acima de 60 anos
Clube da Leitura 6.0 A.jpg

 

Araraquara é uma das cidades contempladas com o Clube de Leitura 6.0, realizado pelo Observatório do Livro e da Leitura que implanta clubes de leitura digital exclusivamente para pessoas acima de 60 anos. Desde fevereiro, 17 cidades do Estado de São Paulo vêm sendo contempladas com o projeto.

O lançamento oficial do Clube de Leitura 6.0 será realizado no próximo 17 de março, às 10 horas, em local a ser definido. O projeto já vem sendo executado em alguns pontos da cidade: Recanto Feliz, Vila Vicentina, Cria - Centro de Referência do Idoso, Centro Dia do Idoso e Asilo São Francisco. Os interessados podem se inscrever nesses locais.

Cada clube é constituído por dez integrantes que leem um eBook por mês e participam de encontros semanais com leituras e sessões de biblioterapia para falar da obra lida e de situações narradas pelos autores e vivenciadas pelos personagens. No final do projeto, os participantes reescrevem o final de um dos livros lidos e os textos são publicados como eBooks.

O projeto chega a Araraquara com o apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, Fundo Social do Idoso e também Vila Vicentina e Asilo São Francisco. "Este é o tipo de projeto que proporciona um imenso prazer de estabelecer parceria. Contempla várias frentes, pois atinge uma parcela da população frequentemente relegada, por meio de produção literária, uma linguagem artística fundamental em qualquer sociedade. E tudo isto revestido pela inserção das novas tecnologias, compondo uma intervenção perfeita, que coloca Araraquara e seus cidadãos na vanguarda do cenário cultural", aponta a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli.

De acordo com o presidente do Observatório, Galeno Amorim, “ao mesmo tempo em que há uma forte pegada cultural, a partir da leitura literária, o projeto propicia a inclusão digital, espaços de convivência, entretenimento e lazer e, ainda, ajudará a lidar com questões típicas da faixa etária, tais como abandono, solidão, isolamento social, agressividade e depressão”.

O Clube de Leitura 6.0 terá doze meses de duração e beneficiará 1.000 idosos no Estado, que terão acesso a uma biblioteca digital com um acervo de 20.000 títulos de todos os gêneros. As leituras poderão ser feitas tanto na primeira parte das reuniões dos clubes em tablets fornecidos pelo projeto quanto em dispositivos dos próprios participantes, inclusive com a internet desligada, em casa, bibliotecas e outros locais, a partir de computadores, tablets ou celulares.

A capital receberá 20 clubes enquanto que as demais cidades – Araraquara, Campinas, Guarulhos, Itapevi, Osasco, Piracicaba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sertãozinho, Sorocaba, Sumaré e Suzano – terão cinco unidades cada uma. Os encontros acontecerão em bibliotecas, centros culturais, centros de convivência de idosos, escolas, fábricas, sindicatos e associações, entre outros.

O Clube de Leitura 6.0 é uma iniciativa do Observatório do Livro e da Leitura, uma fundação privada com sede em Ribeirão Preto (SP), selecionada em edital para captar recursos pelo Fundo do Idoso do Estado de São Paulo. Tem o patrocínio de Lojas Americanas, Americanas.com, GetNet, Bic, Deloitte, Raízen, Bayer, Metso e Sotreq. Entre os apoiadores, figuram órgãos como o Conselho Estadual do Idoso do Estado de São Paulo e as prefeituras das cidades e instituições e empresas, como a Consigaz.

registrado em: , ,