Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Março / 15 / Nota da Prefeitura de Araraquara sobre COVID-19 (Coronavírus)

Notícias

Nota da Prefeitura de Araraquara sobre COVID-19 (Coronavírus)

nota oficial.jpg

A Prefeitura Municipal de Araraquara vem a público informar que, nesta manhã de domingo, dia 15 de março, o prefeito Edinho se reuniu com toda a equipe de governo, além de profissionais de todas as áreas da saúde para traçar seu plano de ação estratégico para enfrentamento da doença, com base na situação municipal e seguindo orientações dos governos federal e estadual.

 

Vale destacar que a cidade não registra, até o momento, nenhum caso de Coronavírus. Em função disso, o município, segundo especialistas e critérios da Vigilância Nacional em Saúde, a cidade encontra-se no estágio de “Atenção”, diferente de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro e outros municípios, que se encontram no último estágio, o de “Transmissão Comunitária”, que é quando o vírus está instalado no município, sem identificação da fonte de infecção.

 

Desta forma, a Prefeitura de Araraquara adotará medidas que condizem com sua realidade atual, de forma a não desorganizar os sistemas públicos de atendimento, bem como garantir segurança no atendimento à população:

 

•          Monitoramento diário da situação do vírus em Araraquara por meio da Criação do Comitê de Contingência do Coronavírus. O Comitê será formado por secretários municipais e coordenadores da Saúde Básica, Urgência e Emergência e da Vigilância em Saúde. Também haverá convite para inserção neste comitê de representantes do SESA (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), ligado à USP, Diretoria Regional de Saúde, e unidades privadas de saúde.

 

•        Divulgação diária sobre a situação do Coronavírus em Araraquara por meio de Boletins. Eles serão divulgados à população via canais oficiais do Município, além de envio aos veículos de comunicação, os quais conclamamos para que colaborem na distribuição em massa das informações.

 

•        Disponibilização de profissional da Saúde para o atendimento do telefone da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (0800 - 771 7723). Todas as dúvidas podem ser tiradas por meio desse sistema, inclusive, pessoas com alguns dos sintomas. Isso porque, não é recomendável que as pessoas com sintomas leves procurem uma unidade de saúde, pois elas podem se tornar ponto de contaminação - quando casos forem constatados -, além de congestionar o sistema, desorganizando o atendimento. Devem procurar os serviços de saúde as pessoas que apresentarem febre alta persistente, cansaço e dificuldade respiratória (diferente de nariz entupido). 

 

•        Criação de instrumentos de comunicação com a cidade. A Secretaria de Comunicação vai implementar um hotsite com informações a respeito de prevenção, busca por diagnóstico, telefones úteis, atualização de dados e outras informações importantes. Essas informações também serão disponibilizadas via Faceboook oficial, Instagram, Twitter e disparos via o WhatsApp. 

 

•        Campanha informativa na Rodoviária, direcionada aos passageiros viajantes, em especial para cidades com o estágio avançado de transmissão comunitária, como é o caso de São Paulo (capital). Ações também serão realizadas no Terminal Central de Integração pela quantidade de pessoas que reúne diariamente.

 

Vale destacar que, por meio do Comitê Diário a ser formado já nesta segunda-feira, a cidade vai monitorar a situação e o estágio de contaminação. Obviamente que, se houver a caracterização de outros estágios como “Estágio de Contenção – que é quando há caso confirmado da doença e identificação da fonte de infecção” ou “Estágio de Transmissão Comunitária – já explicado acima”, a Prefeitura de Araraquara adotará outras medidas.

 

Destaca-se ainda que as medidas preventivas são as melhores formas de combater a doença. Por isso, atente-se às dicas:

 

- Lave bem as mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel.

- Cubra sempre o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, porém, não com as mãos e sim com o cotovelo.

- Evite aglomerações se estiver doente.

- Mantenha os ambientes bem ventilados.

- Não compartilhe nenhum objeto pessoal.

 

A Prefeitura de Araraquara reforça o pedido de colaboração de toda a população para que não tenha circulação de informações sem veracidade para que não haja pânico e desorganização social. Hoje, a cidade não conta com nenhum caso confirmado, porém, a Prefeitura se manterá atenta diariamente e toda e qualquer “movimentação da doença no município”, a população será informada pelos meios oficiais de comunicação, ou pela imprensa. Também serão informadas as medidas a serem adotadas, diante da mudança de realidade.

 

registrado em: ,