Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Março / 19 / Gestante precisa de mais precaução para evitar Coronavírus

Saúde

Gestante precisa de mais precaução para evitar Coronavírus

Segundo ginecologista da Prefeitura, grávidas pertencem ao mesmo grupo de risco de idosos e portadores de doenças crônicas
gravidas.jpg

 

 

 


Neste momento em que as pessoas precisam se conscientizar cada vez mais sobre os riscos da propagação do Coronavírus, o ginecologista da rede municipal de Saúde da Prefeitura, Eduardo Venerando, orienta gestantes sobre os cuidados que elas têm que ter diante da pandemia do novo vírus.

Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ da Secretaria Municipal de Comunicação, na terça-feira (17), Eduardo explicou que ao pertencer ao grupo de risco que envolve idosos e portadores de doenças crônicas, as grávidas precisam tomar todas as precauções para evitar o contato e a doença.

Caso haja algum caso de Coronavírus envolvendo a gestante, o maior cuidado médico é em relação à respiração dela. Em relação ao bebê, os cuidados são os de rotina, já que ainda não existe nenhuma literatura dando conta de casos de infeção do bebê passada pela mãe durante a gravidez ou no parto, da mesma forma que a amamentação, segundo o médico.

“Na hora de amamentar, o mais importante é a gestante lavar bem as mãos antes de pegar o bebê, usar máscara e higienizar bem a mama, antes e depois da amamentação, inclusive, independentemente da ameaça do Coronavírus”, reiterou o ginecologista.

Da mesma forma que as pessoas em geral, e principalmente porque ela pertence ao grupo de risco, a gestante que trabalha diretamente com o público precisa usar máscara e lavar bem as mãos antes e depois do atendimento quando estiver diante de alguém com sinais de resfriado ou gripe. “Posteriormente, precisa descartar corretamente a máscara”, insistiu Eduardo Venerando.
Em relação à gestante se afastar ou não do trabalho, o médico acrescentou que a decisão depende das orientações diárias do Ministério da Saúde neste momento de pandemia do Coronavírus e que os protocolos são determinados em cada município.

 

registrado em: , ,