Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Março / 19 / Idosos não devem sair de casa neste período

Notícias

Idosos não devem sair de casa neste período

Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social explica medidas da Prefeitura em Araraquara, por conta do coronavírus
JACQUE_CANAL.jpeg

 

Considerado entre todos os grupos de risco um dos mais vulneráveis ao novo coronavírus, os idosos precisam se conscientizar da necessidade de uma maior preservação de suas vidas. Para tanto, precisam ficar em casa por conta da pandemia que afeta o mundo todo. Em Araraquara, embora não tenha caso laboratorialmente confirmado, as ações são no sentido de prevenir a rápida circulação do vírus.

 Entre outros cuidados, também é importante destacar neste momento que as outras gerações devem auxiliar no processo de conscientização dos idosos para impedir que eles estejam expostos ao Covid-19.

 Visando preservar a vida e a saúde deste grande contingente de pessoas em Araraquara, a Prefeitura decidiu que a partir de segunda-feira, dia 23 de março, estão suspensos vários serviços direcionados ao setor no município.

 São os casos do Centro Dia do Idoso, Centro de Referência do Idoso e Centro de Convivência do Idoso, além dos grupos desenvolvidos em unidades da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

 “São espaços que no nosso entendimento não são muito saudáveis para os idosos, por conta da aglomeração e da situação provocada agora pelo coronavírus”, disse na quarta-feira (18) a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, em entrevista ao programa Canal Direto com a Prefeitura – Especial Coronavírus.

 Outro fator importante é manter crianças e adolescentes distantes dos idosos, já que essas duas faixas etárias podem ser assintomáticas, ou seja, não aparentam estar doentes e podem, ao mesmo tempo, disseminar o vírus.

 Também vale destacar que não é necessário o uso de máscara por quem não estiver acometido da doença, até para não provocar o desabastecimento do produto no mercado.

 

Mais precauções

 Outro fator interessante neste momento de proteção contra o coronavírus, segundo reiterou Jacqueline Barbosa, é manter a higienização constante das mãos utilizando água e sabão.

 A secretária ressaltou ainda a proposta de criação de uma Rede Municipal de Solidariedade em Araraquara, através de lideranças familiares, religiosas e de bairros, para que todos auxiliem na assistência aos idosos. Como exemplo, os integrantes da Rede de Solidariedade podem ir aos supermercados ou farmácias e, de forma segura, entregar os produtos necessários para a terceira idade.

 Por fim, Jacqueline também destacou o Comitê de Contingência do Coronavírus que, instituído pela Prefeitura, promove reuniões diárias na cidade para debater a pandemia mundial e a situação na cidade.

 

 

registrado em: , ,