Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Novembro / 02 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 232 - de 2 de novembro

Notícias

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 232 - de 2 de novembro

02-11-site.png

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste feriado de Finados, segunda-feira, dia 2 de novembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

O decreto municipal no 12.391, que começou a vigorar ontem, dia 1 de novembro, estabelece que, entre outras medidas, a contar de 3 de novembro, fica permitida a abertura ao público de cemitérios públicos e particulares, observando o uso de máscaras e o distanciamento social das pessoas em suas áreas internas e em suas imediações.

 

Hoje, dia de Finados, os cemitérios estão abertos para visitação, com fechamento dos portões às 17h30. Apesar da abertura também nos dias 31 e 1, para tentar diluir o grande público que tradicionalmente visita os entes falecidos nesta data, hoje deve ser o dia de maior movimento.

 

Por isso, o Comitê reforça a importância das pessoas não se descuidarem das medidas sanitárias que podem evitar os riscos de transmissão da Covid-19, como o uso de máscaras e o distanciamento de 1,5m das pessoas de outras famílias.

 

Várias medidas foram adotadas, como a distribuição de senhas para controle de entrada nos cemitérios e a proibição de manifestações coletivas, como as missas e os cultos, mas somente com a conscientização de todos é possível conseguir a eficácia dessas medidas.

 

Quem preferir evitar o movimento do Dia de Finados, poderá realizar visitas nos cemitérios no decorrer da semana, já que eles permanecerão abertos a partir de agora, no horário habitual.  

 

O decreto municipal em vigor que autorizou a reabertura dos cemitérios ao público também prorroga a quarentena até o próximo dia 30 de novembro, assim como o estado de calamidade pública do município, com novas regras e protocolos sanitários que devem ser cumpridos.

 

O texto, na íntegra, pode ser encontrado no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br ) em Atos Oficiais de 27/10/2020.

 

Testagem em massa

 

A Secretaria Municipal da Saúde informa que, a partir desta quarta-feira, dia 4 de novembro, vai ampliar a testagem em massa que vem sendo realizada deste o dia 28 de setembro na Praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, levando os mesmos testes sorológicos a seis unidades de Saúde do município. São elas: Cecap, Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Vila Xavier, Jardim América e Santa Angelina.

 

Serão realizadas coletas de amostras nestas unidades, também das 7 às 8h30, com distribuição de 20 senhas diárias em cada uma delas.

 

Essa testagem em massa, resultado da parceria da Prefeitura com a Uniara, Instituto Butantã e Laboratório Hilab, tem como foco as pessoas assintomáticas.

 

Os que estiverem com sintomas gripais devem continuar procurando atendimento na UPA da Vila Xavier, que é o polo de referência do município para diagnóstico e tratamento do novo Coronavírus.

 

 

Situação Epidemiológica

 

Araraquara registrou nesta segunda-feira, dia 02 de novembro, mais 21 casos de Coronavírus, Portanto, agora, são 5.618 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 163 permanecem em quarentena e 5.391 já saíram. Aguardam resultado de exames 68 amostras.

 

Hoje, 47 pacientes estão internados. Destes, 35 estão em enfermaria – 9 suspeitos e 26 confirmados. E 12 estão na UTI – 1 suspeitos e 11 confirmados.   Do total de 47 internados, 37 são moradores de Araraquara e 10 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 38% de leitos de enfermaria e 21% de UTI.

 

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 100% na enfermaria e 80% na UTI. Hoje, o HEAB tem hoje 4 pacientes internados. Já o Hospital de Campanha tem 9 pacientes internados.

 

Foram notificados, até o momento, 64 óbitos decorrentes de Coronavírus.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.

 

Links:

Facebook: https://bit.ly/municipiodeararaquara

YouTube: www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial