Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Novembro / 25 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 256 - de 26 de novembro

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 256 - de 26 de novembro

boletim 26 nov.jpg

 

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

O Comitê reforça que mantém as análises diárias da evolução do Coronavírus na cidade, incluindo o avanço do número de casos e a capacidade hospitalar. Essas análises norteiam todas as suas decisões e deliberações.

 

O foco é manter a eficiência dos serviços de saúde no enfrentamento do novo Coronavírus, para salvar vidas.

 

E, para isso, é fundamental a participação da população. A pandemia continua e o vírus está circulando, com registro de uma média móvel de 45 casos diários, nos últimos 7 dias, em Araraquara.

 

Isso mostra que é preciso manter o sinal de alerta e as pessoas devem continuar obedecendo rigorosamente as medidas sanitárias que podem conter a transmissão da doença. Não é hora de relaxar.

 

É dever de todos continuar evitando aglomerações e é importante que as pessoas do grupo de risco se mantenham em isolamento social. Quem tiver que sair de casa deve usar máscaras, não se esquecer da higienização constante das mãos e manter o distanciamento de, pelo menos, 1,5 m entre as pessoas em locais públicos.

 

Os estabelecimentos comerciais, de serviços e demais atividades também devem continuar seguindo normas e protocolos estipulados no decreto municipal que vigora até o dia 31 de dezembro.

 

E no caso do aparecimento de sintomas gripais, as pessoas devem continuar procurando atendimento na UPA da Vila Xavier é o Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus em Araraquara. Lá é feita a testagem e também o encaminhamento dos pacientes positivados.

 

Situação Epidemiológica

 

Araraquara registra nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, mais 49 casos positivados de Coronavírus, o equivalente a 29% de 171 amostras analisadas. Portanto, são 6.464 casos em Araraquara.

 

Do total de confirmados, 240 permanecem em quarentena e 6.148 já saíram. Aguardam resultado de exames 136 amostras.

 

Hoje, 47 pacientes estão internados. Destes, 35 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 30 confirmados. E 12 confirmados estão na UTI. Do total de 47 internados, 35 são moradores de Araraquara e 12 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 36% de leitos de enfermaria e 21% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 11 pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 1 paciente e o Hospital de Campanha tem 11 pacientes.

 

Foram notificados, até o momento, 76 óbitos decorrentes de Coronavírus.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.

 

registrado em: , ,