Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Novembro / 28 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 258 - de 28 de novembro

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 258 - de 28 de novembro

boletim 28 nov.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, 28 de novembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Sábado é o dia da Rede de Solidariedade reforçar que é importante a colaboração da população em geral com doações de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza e também ração animal. Tudo o que é arrecadados vai para famílias em vulnerabilidade do município.

Quem puder doar, pode ligar para a Rede de Solidariedade, no 0800-773-1145, que atende diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados.

Se preferir, o doador pode ligar, ou se dirigir ao Fundo Social de Solidariedade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O telefone é o 3331-5406.

Outra opção para doações é a Casa dos Conselhos Municipais, que fica no Centro de Araraquara, na Avenida Portugal, 573, entre as ruas e Padre Duarte (rua 4) e Voluntários da Pátria (rua 5). Fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com telefone 3305-5660 e WhatsApp (16) 9 9643-0705.

E com a chegada de mais um fim de semana, o Comitê também ressalta que, para cobrar o cumprimento do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública, os órgãos de fiscalização estão organizados para circular pelas ruas do município.

Participam desta força tarefa a Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, além da Polícia Militar.

Os estabelecimentos comerciais, de serviços e demais atividades, assim como a população em geral, devem seguir as regras e os protocolos sanitários.

A falta de cuidado e as aglomerações aumentam os riscos de contágio pelo coronavírus. O respeito ao distanciamento, uso de máscara em locais públicos e a higienização das mãos com frequência devem ser mantidos para que o fim de semana não seja causador de um aumento nos índices epidemiológicos.

O vírus continua circulando na nossa cidade e todos precisam ficar alerta.

 Situação Epidemiológica

Araraquara registra neste sábado, dia 28 de novembro, mais 82 casos positivados de coronavírus, o equivalente a 23% de 324 amostras analisadas. Portanto, são 6.577 casos em Araraquara.

Do total de confirmados, 243 permanecem em quarentena e 6.257 já saíram. Aguardam resultado de exames 199 amostras.

Hoje, 39 pacientes estão internados. Destes, 24 estão em enfermaria – 7 suspeitos e 17 confirmados. E 15 estão na UTI – 2 suspeitos e 13 confirmados. Do total de 39 internados, 30 são moradores de Araraquara e 9 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 24% de leitos de enfermaria e 27% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 13 pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 1 paciente e o Hospital de Campanha tem 7 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 77 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.

 

 

registrado em: , ,