Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / OUTUBRO / 10 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus, nº 209, de 10 de outubro de 2020

Notícias

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus, nº 209, de 10 de outubro de 2020

10-10-site.png

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 10 de outubro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

Sábado é dia de solidariedade. Por isso, o Comitê reforça sempre o apelo para que as pessoas continuem colaborando com a Rede de Solidariedade do Município e doando alimentos e produtos de higiene pessoal e de limpeza, além de rações para cães, gatos e pássaros.

 

Essa parceria com a população tem sido fundamental para o atendimento da demanda da Rede de Solidariedade, formada por famílias em vulnerabilidade que tiveram a situação econômica agravada pela pandemia do novo Coronavírus.  A Rede de Solidariedade  funciona pelo telefone 0800-773-1145, que recebe ligações das 8h às 18h, inclusive nos finais de semana.

 

Hoje, das 9 às 15 horas, estará ocorrendo ação solidária para arrecadação de produtos de higiene pessoal, nas unidades da rede DrogaVen, localizadas na Rua Nove de Julho, no 2.200; Alameda Paulista, 1.550; Bento de Abreu, 374, e Sete de Setembro, 1386. A campanha foi idealizada nas redes sociais por um grupo de jovens estudantes de Araraquara, em parceria com o Fundo de Solidariedade.

 

E, além das campanhas realizadas principalmente nos finais de semana, a Casa dos Conselhos, na região central da cidade, tornou-se um ponto permanente para receber doações.

 

Quem quiser ou puder contribuir com doações de alimentos, itens de higiene e limpeza e ração animal pode procurar pela Casa dos Conselhos, localizada na Avenida Portugal, 583, entre as ruas Rua 4 e 5, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para mais informações, o telefone da Casa dos Conselhos é o 3305-5660, além do WatsApp (16) 99643-0705.

 

Situação Epidemiológica

 

Araraquara registrou neste sábado, dia 10 de outubro, mais 68 casos de Coronavírus, o equivalente a 32% das 209 amostras analisadas. Portanto, agora, são 4.877 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 235 permanecem em quarentena e 4.591 já saíram. Aguardam resultado de exames 195 amostras.

 

Hoje, 64 pacientes estão internados. Destes, 46 estão em enfermaria – 10 suspeitos e 36 confirmados. E 18 estão na UTI – 3 suspeitos e 15 confirmados.  Do total de 64 internados, 52 são moradores de Araraquara e 12 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 47% de leitos de enfermaria e 32% de UTI.

 

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 70% na enfermaria e 60% na UTI. No Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 90% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 21 pacientes internados em enfermaria e 3 em UTI, totalizando 24 internações.

 

Foram notificados, até o momento, 51 óbitos decorrentes de Coronavírus. Dos 3 óbitos suspeitos que estavam em investigação, 2 foram descartados. Mais um 1 óbito suspeito, ocorrido na noite de ontem na UPA, está sendo investigado.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.

 

Links: Facebook: https://bit.ly/municipiodeararaquara

YouTube: www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial