Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / OUTUBRO / 14 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 213 - de 14 de outubro de 2020

Notícias

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 213 - de 14 de outubro de 2020

boletim 14.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quarta-feira, dia 14 de outubro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

Conforme é feito semanalmente, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus, até segunda-feira, dia 12 de outubro. São eles:

 

- Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 29.204 pessoas

 

- Atendimentos na observação do polo da UPA Vila Xavier:  384 pessoas

 

- Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 426

 

- Atendimentos pelo Disque-Saúde: 3.845 ligações

 

- Pacientes acima de 65 anos com atendimento residencial: 350

 

- Exames realizados junto à Unesp: 20.915

 

- Exames realizados junto à Uniara: 11.207

 

- Teste antígeno – 3.203

 

- Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 303

 

E a Secretaria Municipal da Saúde continua aplicando os testes sorológicos gratuitos para Coronavírus no Terminal Central de Integração e na Praça Santa Cruz. Estão sendo feitas coletas de amostras para exames de segunda a sexta-feira, das 7 às 8h30, com distribuição de senhas.

 

Também neste mesmo horário, até este dia 16 de outubro, na Secretaria da Saúde, está ocorrendo testagem gratuita de taxistas, motoristas de aplicativos, trabalhadores de serviços de motoentrega e mototaxistas, que atuam em Araraquara.

 

De acordo com balanço da saúde, de 28 de setembro a 9 de outubro, foram realizados nesta ação 1082 testes e, destes, 41 foram positivados. Foram 5 reagentes IGG; ou seja, pessoas que já tiveram a Covid-19; 20 reagentes IGM, que são as pessoas que estão com a doença, transmitindo o vírus; e outros 16 reagentes IGG/IGM, que são as pessoas que saíram recentemente da doença e não transmitem mais o vírus.

 

A testagem em massa continua nos mesmos postos de coleta. A medida também faz parte do Plano de Intensificação do Enfrentamento da Covid-19.

 

Situação Epidemiológica

 

Araraquara registrou nesta quarta-feira, dia 14 de outubro, mais 34 casos de Coronavírus, o equivalente a 22% de 154 amostras analisadas. Portanto, agora, são 5.037 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 205 permanecem em quarentena e 4.776 já saíram. Aguardam resultado de exames 162 amostras.

 

Hoje, 50 pacientes estão internados. Destes, 39 estão em enfermaria – 7 suspeitos e 32 confirmados. E 11 estão na UTI – 4 suspeitos e 7 confirmados.  Do total de 50 internados, 41 são moradores de Araraquara e 9 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 40% de leitos de enfermaria e 20% de UTI.

 

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 70% na enfermaria e 50% na UTI. No Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 90% na enfermaria e de 100% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 20 pacientes internados.

 

Foram notificados, até o momento, 56 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de um idoso de 73 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital particular desde o dia 15 de setembro. E um óbito suspeito continua sendo investigado.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.

Links:

Facebook: https://bit.ly/municipiodeararaquara

YouTube: www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial