Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / OUTUBRO / 15 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 214 - de 15 de outubro de 2020

Notícias

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 214 - de 15 de outubro de 2020

boletim 15.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 15 de outubro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

A Secretaria Municipal da Saúde encerra amanhã, dia 16 de outubro, os testes sorológicos gratuitos para Covid-19 a taxistas, motoristas de aplicativos, trabalhadores de serviços de motoentrega e mototaxistas que atuam em Araraquara.

 

O horário é somente das 7 às 8h30, com distribuição de 60 senhas diárias. É importante que os profissionais procurem o serviço portando o CPF.

 

Essa testagem faz parte da parceria da Prefeitura com a Uniara, Instituto Butantã e Laboratório Hilab, que também está garantindo testes sorológicos para a população, de segunda a sexta-feira, no Terminal Central de Integração e na praça Santa Cruz.

 

A coleta é de sangue venoso e o exame identifica dois tipos de anticorpos: o IgG, que aponta quando a pessoa já teve a doença, e o IgM, indicando que a pessoa está na fase aguda do novo Coronavírus, transmitindo a doença. O resultado sai em até 7 dias e é comunicado por meio de SMS ou email.

 

Vale destacar que devem procurar o teste sorológico somente os assintomáticos. Os que estiverem sentindo sintomas de gripe devem procurar o atendimento no Polo de Referência da UPA da Vila Xavier.

 

Portanto, taxistas, motoristas de aplicativos, trabalhadores de serviços de motoentrega e mototaxistas que ainda não fizeram o teste devem comparecer amanhã, dia 16 de outubro, das 7 às 8h30, na Secretaria da Saúde, que fica na Rua Expedicionários do Brasil, 3098 (Rua 8), esquina com a Avenida Padre Francisco Salles Coulturato (Avenida 36).

 

 

Situação Epidemiológica

 

Araraquara registrou nesta quinta-feira, dia 15 de outubro, mais 40 casos de Coronavírus, o equivalente a 24% de 168 amostras analisadas. Portanto, agora, são 5.077 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 205 permanecem em quarentena e 4.814 já saíram. Aguardam resultado de exames 178 amostras.

 

Hoje, 47 pacientes estão internados. Destes, 36 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 31 confirmados. E 11 estão na UTI – 5 suspeitos e 6 confirmados.  Do total de 47 internados, 40 são moradores de Araraquara e 7 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 37% de leitos de enfermaria e 20% de UTI.

 

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 80% na enfermaria e 60% na UTI. No Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 70% na enfermaria e de 90% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 20 pacientes internados.

 

Foram notificados, até o momento, 58 óbitos decorrentes de Coronavírus. Os dois óbitos recentes são de uma idosa de 68 anos com comorbidades, que estava internada em hospital público, em Matão, desde o dia 3 de setembro, e de um idoso de 80 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital particular desde 28 de setembro.

 

O óbito suspeito que estava em investigação foi descartado.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.

Links:

Facebook: https://bit.ly/municipiodeararaquara

YouTube: www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial