Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / OUTUBRO / 9 / Contação de histórias e música no Choro das Águas deste sábado (10)

Notícias

Contação de histórias e música no Choro das Águas deste sábado (10)

A atriz e contadora de histórias Macela Barbosa e Junior Barros e Banda são os convidados desta edição
contação de história.jpg

 

 

Neste sábado, 10 de outubro, o programa digital Choro das Águas, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, apresenta contação de histórias com a atriz Marcela Barbosa, às 16h30, seguida pelo som de Junior Barros e Banda, às 17 horas. 

O Choro das Águas versão digital vem proporcionando momentos lúdicos e de lazer para toda a família, além de ser uma alternativa aos artistas e técnicos que continuam sem apresentações devido à pandemia da Covid-19. As lives podem ser acompanhadas pelo canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube, com o link disponibilizado na página provisória da Prefeitura no Facebook (@MunicípioAraraquara).

Às 16h30, a contadora de histórias Marcela Barbosa apresenta: “O surgimento da noite” e “O surgimento das estrelas”. Os contos são inspirados livremente em contos tradicionais indígenas. São histórias encontradas em diversos livros, onde as versões se diferenciam de acordo com a tradução e região do registro oral, mas entre elas permanece a essência principal do mito, de como surgiu a noite e de como surgiram as estrelas.

No mito de “O surgimento da noite” é contada a narrativa da aventura de um indígena, que vai em busca da noite que fica guardada dentro de um coco de Tucumã no funcho das águas, presa pela cobra grande a terrível M´boi Guaçu. Quando ele pega o coco nas mãos, mesmo sendo orientado para não abri-lo antes de chegar na aldeia, não resiste, e liberta a noite, e assim, tudo se transforma.

Na segunda narração do dia, no mito “O surgimento das estrelas” a aventura fica por conta dos curumins, ou seja, das crianças da tribo, que aproveitam que as mamães saíram à caça para fazerem muita bagunça na aldeia! Sabendo que as mamães, as Icamiabas, ficarão bravas ao voltarem, as crianças fogem para o meio da floresta e sobem na mais alta árvore que encontram! A partir de então a confusão e a transformação está prestes a acontecer.

A partir das 17 horas, Júnior Barros e banda comandam a atração musical do Choro, com um show repleto de samba de qualidade, interpretando mestres como: Beth Carvalho, Fundo de Quintal, Cartola, João Nogueira e Martinho da Vila.

Toda a programação é gratuita.

 

SERVIÇO:

Choro das Águas (versão digital)

Data: sábado (10 de outubro)

Horário: a partir das 16h30

Local: Canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube (www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial), com links nas redes sociais

 Programação:

16h30 às 17h: “O surgimento da noite” e “O surgimento das estrelas”, com Marcela Barbosa (contação de histórias)

17h às 18h: Júnior Barros e banda (música)

 

Programação gratuita