Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Setembro / 10 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 179 – 10 de setembro de 2020

Notícias

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 179 – 10 de setembro de 2020

boletim 10.jpg

 

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

A Prefeitura publicou nos Atos Oficiais de hoje o decreto municipal que estende o estado de calamidade pública e prorroga a quarentena no município até o dia 31 de outubro, bem como dispõe sobre as medidas para a sua instrumentalização e a sua fiscalização.

 

O decreto municipal apresenta regras gerais e específicas para diferentes segmentos econômicos, incluindo estabelecimentos que fornecem alimentos para consumo presencial e imediato; salões de beleza, academias e todos os estabelecimentos de educação complementar não regulada.

 

Apresenta também regras relativas ao exercício de atividades não econômicas, às atividades desempenhadas por entidades religiosas e trata das medidas de fiscalização inerentes ao Estado de calamidade pública.

 

O documento ainda mantém vedado o acesso da população aos equipamentos públicos, parques, praças de desporto ou de cultura para o desempenho de atividades individuais ou coletivas. Apenas o acesso às praças municipais passa a ser permitido, exclusivamente para o desempenho de atividades individuais, mantido o distanciamento social mínimo de 2m, sendo obrigatório o uso de máscaras e vedada, sob qualquer circunstância, a aglomeração de pessoas.

 

No âmbito do ensino formal, abrangendo educação infantil, ensino fundamental I e II, ensino médio, ensino médio-técnico, tecnólogo e ensino superior, o decreto mantém vedada a realização de aulas presencias e outras atividades.

 

Também restitui, a partir de 1º de outubro, as medidas de gratuidade ou de isenção de tarifas no transporte público coletivo municipal, urbano ou rural, às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. O Comitê de Contingenciamento do Coronavírus vai elaborar protocolo para o transporte público coletivo municipal, com colaboração e a participação de representantes da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), bem como de das concessionárias do serviço de transporte público coletivo municipal.

 

O decreto municipal começa a vigorar neste dia 10 de setembro e todas as regras e ajustes foram definidas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus do Município, com base em dados sobre a evolução da doença em Araraquara.

 

Situação Epidemiológica

 

Araraquara registrou mais 26 casos de Coronavírus nesta quinta-feira, 10 de setembro. Portanto, agora, são 3.550 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 183 permanecem em quarentena e 3.334 já saíram. Aguardam resultado de exames 125 amostras.

 

Hoje, 70 pacientes estão internados. Destes, 43 estão em enfermaria – 11 suspeitos e 32 confirmados. E 27 estão na UTI – 7 suspeitos e 20 confirmados.  Do total de 70 internados, 60 são moradores de Araraquara e 10 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 44% de leitos de enfermaria e 48% de UTI.

 

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 50% na enfermaria e 90% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 80% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 16 pacientes.

 

Foram notificados, até o momento, 33 óbitos decorrentes de Coronavírus. Um óbito suspeito ainda está sendo investigado.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.

 

Facebook: https://bit.ly/municipiodeararaquara

YouTube: www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial