Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Setembro / 11 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 180 – 11 de setembro de 2020

Notícias

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 180 – 11 de setembro de 2020

boletim 11.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 11 de setembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

O município encerra a semana tendo em vigor o decreto municipal que prorrogou a quarentena no município até o dia 31 de outubro, com ajustes e novas regras para o exercício das atividades econômicas.

 

Os órgãos fiscalizadores estão com suas ações intensificadas, cobrando o cumprimento deste decreto. Os estabelecimentos comerciais e de serviços, bem como estabelecimentos de educação complementar não regulada e outros apontados no decreto, devem seguir rigorosamente os protocolos sanitários estipulados com base na evolução do novo Coronavírus em Araraquara.

 

A população também deve colaborar, mantendo as medidas preventivas, como uso de máscaras, higienização constante das mãos e distanciamento social. Vale destacar que o acesso da população às praças da cidade foi liberado, mas somente para atividades individuais e também com adoção de medidas preventivas, incluindo máscara, distanciamento e sem aglomerações.  Os idosos e demais pessoas do grupo de risco de contágio da doença devem permanecer em casa.

 

Todas as regras e ajustes que contam no decreto municipal em vigor foram definidas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus do Município, com base em estudos diários sobre número de casos e taxa de ocupação de leitos hospitalares.

 

E como ocorre às sextas-feiras, o Comitê aguarda pronunciamento da equipe de Governo do Estado de São Paulo a respeito do Plano São Paulo, instrumento que vem orientando o ritmo da retomada das atividades econômicas nos municípios paulistas.

 

Situação Epidemiológica

 

Araraquara registrou mais 37 casos de Coronavírus nesta sexta-feira, 11 de setembro. Portanto, agora, são 3.587 casos confirmados na cidade.

 

Do total de confirmados, 180 permanecem em quarentena e 3.372 já saíram. Aguardam resultado de exames 142 amostras.

 

Hoje, 61 pacientes estão internados. Destes, 38 estão em enfermaria – 11 suspeitos e 27 confirmados. E 23 estão na UTI – 7 suspeitos e 16 confirmados.  Do total de 61 internados, 54 são moradores de Araraquara e 7 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 39% de leitos de enfermaria e 41% de UTI.

 

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 70% na enfermaria e 40% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100 % na enfermaria e de 80% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 11 pacientes.

 

Foram notificados, até o momento, 35 óbitos decorrentes de Coronavírus. Dois óbitos foram confirmados nesta sexta-feira: um homem de 57 anos e comorbidades, que estava internado em hospital particular, e uma mulher, de 76 anos, com comorbidades, que estava internada em hospital público. Um óbito suspeito ainda está sendo investigado.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.

 

Facebook: https://bit.ly/municipiodeararaquara

YouTube: www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial