Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Setembro / 27 / Boletim diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 196 - 27 de setembro de 2020

Notícias

Boletim diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 196 - 27 de setembro de 2020

27-09-SITE.png

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 27 de setembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

A Secretaria Municipal da Saúde está ampliando a oferta de testes sorológicos para Coronavírus à população, com a instalação de postos de coleta em locais de grande circulação da cidade.

 

A partir de amanhã, segunda-feira, equipes da Saúde estarão organizadas em postos de coleta no Terminal Central de Integração e na Praça Santa Cruz, para testagem em massa da população.

 

Serão feitas coletas de amostras para exames das 7 às 8h30, com distribuição de 75 senhas diária em cada um dos postos, totalizando 150 testes diários.  Todo o processo será feito com segurança, seguindo rigorosamente os protocolos sanitários, sem aglomeração e com distanciamento entre um paciente e outro.

 

Será feita coleta de sangue venosa, mediante apresentação de senha, e o exame garante resultado para IGG e IGM, ou seja, o teste vai apontar a pessoa que está com a Covid-19 e a pessoa que já teve contato com o vírus.

 

Depois da coleta, todos serão orientados a acessar o resultado do exame através de um aplicativo. E dependendo do resultado do exame, ele também saberá como proceder para ter toda a assistência em saúde necessária.

 

A medida faz parte do Plano de Intensificação do Enfrentamento da Covid-19 e, com ela, o município vai ampliar ainda mais sua taxa de testagem, que hoje supera 13 mil testes por 100 mil habitantes.

 

Situação Epidemiológica

 

Araraquara registrou mais 39 casos de Coronavírus neste domingo, dia 27 de setembro. Portanto, agora, são 4.237 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 201 permanecem em quarentena e 3.990 já saíram. Aguardam resultado de exames 166 amostras.

 

Hoje, 47 pacientes estão internados. Destes, 32 estão em enfermaria – 2 suspeitos e 26 confirmados. E 15 estão na UTI – 2 suspeitos e 13 confirmados.  Do total de 47 internados, 41 são moradores de Araraquara e 06 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 32% de leitos de enfermaria e 27% de UTI.

 

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 40% na enfermaria e 60% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 70% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 12 pacientes internados.

 

Foram notificados, até o momento, 46 óbitos decorrentes de Coronavírus.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.

 

Links:

Facebook: https://bit.ly/municipiodeararaquara

YouTube: www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial