Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Setembro / 30 / Unidade especializada presta atendimento gratuito pelo SUS a pessoas com autismo

Notícias

Unidade especializada presta atendimento gratuito pelo SUS a pessoas com autismo

Centro Municipal de Referência do Autismo oferece atendimento multidisciplinar aos pacientes, e funciona no Jardim Dom Pedro I
_MG_0146.JPG

 

 

 

A Secretaria Municipal da Saúde possui uma equipe especializada de profissionais que atuam em diferentes áreas para proporcionar atendimento multidisciplinar, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Inaugurado em agosto deste ano, o Centro Municipal de Referência do Autismo está localizado na Rua Nove de Julho, 3700, no Jardim Dom Pedro I, ao lado do Centro Especializado de Reabilitação.

A unidade funciona das 8h às 11h e das 12h às 16h, de segunda a sexta-feira, e está aberto aos responsáveis pelos pacientes de Araraquara interessados nos serviços oferecidos. Basta entrar em contato para agendar atendimento pelo telefone 3335-9463 ou pelo e-mail centroautismo@arararaquara.sp.gov.br

“Vale ressaltar que, em virtude da pandemia no novo coronavírus, os atendimentos presenciais na unidade estão restritos por regras sanitárias”, explica o coordenador de Atenção Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Edison Rodrigues Filho.

O Centro Municipal de Referência do Autismo oferece atendimento multiprofissional nas áreas de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e neurologia, contemplando consultórios para atendimentos individuais e em grupo. Cerca de 70 pessoas estão em acompanhamento atualmente, respeitando-se todas as medidas sanitárias necessárias.

O local promoverá, assim que as regras sanitárias permitirem, atividades informativas e formativas tanto para familiares quanto para profissionais responsáveis pelo atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Além disso, o Centro também realizará encaminhamentos dos pacientes a equipamentos públicos de referência especializados no atendimento ao TEA disponibilizados em diversas áreas, incluindo saúde, educação e assistência social, além de associações não governamentais relacionadas à causa.

Autismo

O TEA é caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento, e é mais comum em meninos. A condição afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil.

O transtorno se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, variando de mais leve a mais grave, sendo possível trabalhar medidas que proporcionam um grande avanço na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas.

As causas do autismo são desconhecidas e não existe cura, mas quando diagnosticado precocemente, há mais chances de melhora do quadro e desenvolvimento da criança.

 

registrado em: