Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Fevereiro / 20 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 342 - de 20 de fevereiro de 2021

Notícias

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 342 - de 20 de fevereiro de 2021

20 de fevereiro - SITE.png

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público reforçar as novas medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

A quantidade de mortes em decorrência da Covid-19 em Araraquara dobrou neste mês de fevereiro (em apenas 20 dias) em relação ao mês de janeiro inteiro. O número de casos, média móvel, internações e infectados em isolamento domiciliar também dispararam.

 

Foi essa alteração na situação da pandemia que levou a Prefeitura a endurecer as restrições de isolamento social, já que a ocupação de leitos de UTI e enfermaria é de 100% em Araraquara e também opera próximo do limite em toda a região.

 

Diante desse cenário, a Prefeitura editou novo decreto municipal nº 12.485, de 12 de fevereiro de 2021, que aumenta as restrições de circulação para frear a disseminação da Covid-19 em Araraquara. O ‘lockdown’ total, com funcionamento apenas de farmácias e unidades de saúde de urgência e emergência, vale a partir das 12h deste domingo (21) até as 23h59 de terça-feira (23).

 

Estarão proibidas todas as atividades comerciais incluindo postos de combustível, supermercados (estes só atendem delivery), de prestação de serviços (inclusive agências bancárias) e industriais, seja atendimento presencial ou para a prática de atividades internas, externas, produtivas, de manutenção, de limpeza ou outra de qualquer natureza, exceto segurança. O transporte coletivo também não circulará no período vigente deste decreto.

 

A partir de quarta-feira (24), a cidade retorna à fase vermelha do plano São Paulo, com as mesmas medidas estabelecidas pelo decreto de 12 de fevereiro de 2021.

 

Para além das medidas mais restritivas dos próximos dias, o Comitê alerta para a necessidade da colaboração de toda a população. É importante que as pessoas sigam estritamente o protocolo de segurança sanitária, evitando aglomerações, festas e reuniões familiares, reforçando a higiene pessoal e de ambientes e o uso de máscaras, que é obrigatório na cidade desde 1º de maio de 2020. No caso de pessoas positivas para Covid-19, é importante que o isolamento domiciliar de 14 dias seja cumprido, para evitar a contaminação de mais pessoas.

 

Com o trabalho da Prefeitura e demais autoridades da cidade, e a colaboração de toda a população, a Araraquara sairá dessa situação difícil da pandemia.

 

Situação epidemiológica

 

Araraquara registrou neste sábado, mais 171 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 46% de 369 amostras analisadas na Unesp e na UPA da Vila Xavier. Além destes, mais 77 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 248 novos casos.


Portanto, agora são 13.237 casos em Araraquara. Do total de confirmados, 1.453 permanecem em quarentena e 11.614 já saíram. Aguardam resultado de exames 350 amostras.

 

Hoje, 213 pacientes estão internados. Destes, 148 estão em enfermaria – 2 suspeitos e 142 confirmados. E 65 estão na UTI – 4 suspeitos e 61 confirmados. Do total de 213 internados, 179 são moradores de Araraquara e 34 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 100% de leitos de enfermaria e 100% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 17 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 24 pacientes e o Hospital de Campanha tem 36 pacientes.

 

Foram notificados, até o momento, 170 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Os 3 óbitos mais recentes são:

Mulher de 83 anos, com comorbidades, internada em hospital particular desde o dia 12 de fevereiro.

Homem de 65 anos, com comorbidades, internado em hospital particular desde o dia 13 de fevereiro.

Mulher de 82 anos,com comorbidades, internada em hospital particular desde o dia 04 de fevereiro.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.

 

registrado em: , ,