Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Julho / 02 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 474 - de 2 de julho de 2021

Notícias

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 474 - de 2 de julho de 2021

site.png

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 2 de julho de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

Com a proximidade do fim de semana, a força-tarefa da Prefeitura Municipal está organizada para intensificar a fiscalização do cumprimento do decreto municipal em vigor. No fim de semana aumentam as ocorrências de festas e reuniões clandestinas, de aglomerações e de desrespeito à vida. O foco é evitar irregularidades praticadas por pessoas que insistem em desafiar o Coronavírus.

 

E o risco de contaminação existe, mesmo em pequenas reuniões familiares. Isso ficou demonstrado em uma pesquisa da Vigilância em Saúde com cerca de 5 mil contaminados pelo coronavírus em Araraquara: 70% dos entrevistados que responderam à pesquisa autodeclaratória e relataram os locais frequentados nos dias anteriores ao diagnóstico disseram ter participado de encontros com familiares e/ou festas. São nessas ocasiões que as pessoas relaxam com as medidas de prevenção à doença, como o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento.

 

Por isso, é sempre importante ressaltar que a contenção da transmissão do vírus depende da participação de todos. A força-tarefa continua atuando nas ruas, mas para que esse trabalho tenha efeito, é necessário a participação de todos, com denúncias de irregularidades e, principalmente, com a atenção às medidas sanitárias que podem evitar a transmissão da doença. Continuem evitando aglomerações, respeitando a restrição de circulação e, principalmente, usando máscaras corretamente.

 

 

Vacinação contra a Covid-19

 

 

A vacinação contra a Covid-19 prossegue em toda a cidade, nos 29 polos organizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Hoje, teve início a vacinação das pessoas de 41 anos ou mais.

 

A Comissão de Organização da Vacinação se reúne hoje para definir o avanço do cronograma, com base nas doses de vacinas recebidas da DRS Araraquara. O novo cronograma municipal, que segue os planos de imunização dos governos estadual e federal, será divulgado nas próximas horas, no site da Prefeitura e nas redes sociais.

 

É muito importante ressaltar que as pessoas que já podem tomar a segunda dose procurem um dos polos de atendimento e completem a imunização contra a Covid-19.

 

No drive-thru do Cear e no drive-thru do Sesc, as pessoas que puderem e quiserem colaborar com a Rede de Solidariedade, podem doar um quilo de alimento não perecível ou itens de higiene pessoal e limpeza ou cobertores e agasalhos que serão encaminhados às famílias em vulnerabilidade do município.

 

Araraquara aplicou, até o momento, 143.434 doses, sendo 104.753 da primeira dose, 38.625 da segunda dose e 56 de dose única.

 

 

Situação epidemiológica

 

 

Araraquara registrou nesta sexta-feira mais 83 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 6,41% de 1.293 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 17,43% de 390 amostras, sendo, destas, 68 positivados.

 

Araraquara soma, portanto, 25.898 casos confirmados de Covid-19.

 

Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e também nas barreiras sanitárias, foram aplicados um total de 903 testes no dia 1 de julho, com 15 positivados.

 

Do total de confirmados, 1.027 permanecem em quarentena e 24.351 já saíram. Aguardam resultado de exames 331 amostras.

 

Para facilitar o acesso aos resultados de exames e propiciar o início do isolamento de positivados e comunicantes o mais rápido possível, foi disponibilizada uma plataforma para a população. Para consultar o resultado, basta o munícipe acessar o campo “Resultados de Exames (COVID-19)”, no site da Prefeitura, e preencher o campo com o CPF ou o número do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece ao munícipe as orientações de como ele deve agir de acordo com o resultado do exame.

 

Hoje, 169 pacientes estão internados. Destes, 89 estão em enfermaria, sendo 86 confirmados e 3 suspeitos, e 80 confirmados em UTI.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 55% de leitos de enfermaria e 71% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 17 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 28 pacientes, o Hospital São Francisco tem 22 pacientes, o Hospital de Campanha tem 47 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 44 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 11 pacientes.

 

Do total de 169 internados, 93 são moradores de Araraquara e 76 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 37 estão em enfermaria e 39 estão em UTI.

 

Os 76 pacientes de outros municípios residem em Americana (1), Américo Brasiliense (11), Boa Esperança do Sul (6), Catanduva (1), Curupá (1), Descalvado (2), Franca (1), Gavião Peixoto (4), Guarapiranga (1), Ibaté (6), Ibitinga (2), Igaraçú do Tietê (1), Itápolis (2), Itaporanga (1), Limeira (1), Marília (1), Matão (1), Motuca (1), Nova Europa (1), Piracicaba (1), Pirassununga (1), Porto Ferreira (2), Ribeirão Bonito (1), Rincão (2), Santa Cruz das Palmeiras (3), Santa Lúcia (2), Santa Rita do Passa Quatro (1), São Carlos (14), São José do Rio Preto (1), Tabatinga (1), Taquaritinga (1) e Vargem Grande do Sul (1).

 

Araraquara registrou, até o momento, 520 óbitos decorrentes de Covid-19. Os 4 óbitos registrados nas últimas 24 horas são:

 

Mulher de 59 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 8 de junho.

 

Mulher de 91 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 27 de junho.

 

Mulher de 58 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede privada desde o dia 10 de junho.

 

Homem de 25 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede pública no dia 23 de junho.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

 

registrado em: , ,