Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Julho / 17 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 489 - de 17 de julho de 2021

Notícias

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 489 - de 17 de julho de 2021

site.png

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 17 de julho de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

A Secretaria Municipal da Saúde informa que a testagem em massa para Covid-19 em pessoas assintomáticas voltará a ser realizada em dois pontos do centro da cidade a partir desta segunda-feira, dia 19. Além da Praça Santa Cruz, as equipes de saúde retornarão ao Terminal Central de Integração e oferecerão testes gratuitos no período da tarde.

 

Na praça Santa Cruz, a testagem ocorre sempre de segunda a sexta-feira, a partir das 7 horas. São distribuídas 75 senhas às 7 horas e outras 75 senhas às 9 horas, totalizando 150 testes por dia. No TCI, os testes passarão a ser aplicados das 13 às 18 horas, também de segunda a sexta-feira.

 

E, além dos testes aplicados no centro da cidade, os assintomáticos ou com sintomas leves também podem procurar consultas e testes gratuitos nas unidades Básicas de Saúde do Cecap, Melhado, Selmi Dei I, Santa Angelina, América e Paulistano.

 

Nos seis postos, este atendimento será oferecido agora em horário estendido, das 17 às 20 horas, inclusive nos postos do Cecap e do Melhado, que estavam com atendimento exclusivo para Covid-19 e retornarão à rotina de atendimento normal durante o dia.

 

Lembrando que essa testagem tem como foco as pessoas assintomáticas ou com sintomas gripais leves. As que estiverem apresentando sintomas gripais acentuados devem continuar procurando o Polo de Atendimento da UPA da Vila Xavier, onde são feitas as testagens e também o encaminhamento do paciente, de acordo com o quadro clínico.

 

Situação epidemiológica

 

Araraquara registrou neste sábado mais 106 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 10,19% de 1.040 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 17,25% de 539 amostras, sendo, destas, 93 positivados.

 

Araraquara soma, portanto, 27.230 casos confirmados de Covid-19.

 

Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e também nas barreiras sanitárias, foram aplicados um total de 501 testes no dia 16 de julho, com 14 positivados, sendo 1 de outro município.

 

Do total de confirmados, 452 permanecem em quarentena e 26.232 já saíram. Aguardam resultado de exames 489 amostras.

 

Para facilitar o acesso aos resultados de exames e propiciar o início do isolamento de positivados e comunicantes o mais rápido possível, foi criada uma plataforma para consulta: basta acessar o campo “Resultados de Exames (COVID-19)”, no site da Prefeitura, e preencher o campo com o CPF ou o número do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece ao munícipe as orientações de como ele deve agir de acordo com o resultado do exame.

 

Hoje, 142 pacientes estão internados. Destes, 70 estão em enfermaria, sendo 67 confirmados e 3 suspeitos e 72 estão em UTI, sendo 71 confirmados e 1 suspeito.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 43% de leitos de enfermaria e 64% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 15 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 17 pacientes, o Hospital São Francisco tem 22 pacientes, o Hospital de Campanha tem 42 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 37 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 9 pacientes.

 

Do total de 142 internados, 70 são moradores de Araraquara e 72 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 32 estão em enfermaria e 40 estão em UTI.

 

Os 72 pacientes de outros municípios residem em Americana (1), Américo Brasiliense (4), Araras (1), Barrinha (1), Boa Esperança do Sul (6), Capivari (1), Descalvado (3), Ibaté (4), Ibitinga (1), Igaraçú do Tiete (2), Itápolis (1), Itaporanga (1), Limeira (1), Matão (3), Piracicaba (1), Pirassununga (2), Porto Ferreira (2), Reginópolis (1), Rincão (6), Santa Cruz das Palmeiras (2), Santa Lúcia (2), São Carlos (23) e Tabatinga (3).

 

Araraquara registrou, até o momento, 546 óbitos decorrentes de Covid-19. Um óbito suspeito está sendo investigado.

 

E a vacinação contra a Covid-19 continua avançando. Araraquara já aplicou, até o momento, 171.064 doses, sendo 122.961 da primeira dose, 43.899 da segunda dose e 4.204 de dose única.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

 

registrado em: , ,