Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Junho / 07 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 449 - de 7 de junho de 2021

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 449 - de 7 de junho de 2021

boletim 7 de junho.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta segunda-feira, dia 7 de junho de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje, conforme faz semanalmente, o balanço das ações de fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, Posturas e Sala do Empreendedor, com apoio da PM.

 

De 31 de maio a 6 de junho, foram contabilizados um total de 4.532 ações de fiscalização. Destas, foram 2.032 registradas somente durante o fim de semana, de 4 a 6 de junho.

 

Dessas ações, de 31 de maio a 6 de junho, foram 3.713 abordagens de pessoas físicas em barreiras sanitárias realizadas pela força-tarefa em acessos da cidade, além de 417 pessoas abordadas no Terminal Rodoviário, conforme previsto em decreto municipal. Deste total de abordagens, foram aplicados 1.831 testes rápidos e 64 foram positivados. E 20 veículos que não justificaram a circulação na cidade retornaram a seus destinos de origem.

 

Foram fiscalizados ainda os seguintes pontos:

 

Bares/ restaurantes/ lanchonetes/ similares: 133

Shoppings/ lojas âncoras/ Mercado Municipal/ atacadistas/ varejistas e supermercados de grande porte: 30

Academias/ condicionamento físico:18

Clubes/ salão de festas ou eventos: 8

Construção civil/ loja de material de construção: 13

Escolas: 4

Bancos: 2

Lotéricas/órgãos públicos: 28

Outros estabelecimentos comerciais: 98

Áreas de lazer/chácaras/campo de futebol: 14

Residências/condomínios/repúblicas: 62

Praças/áreas públicas (outras): 27

Igrejas: 1

 

Destas ações, foram adotados os seguintes procedimentos:

Averiguação/ orientação verbal: 4.444

Notificação de orientação de pessoa física: 1

Boletim de ocorrência: 4

Auto de infração (multas): 65

Total de procedimentos – 4.579

 

O momento é preocupante, com crescimento no número de casos de Covid-19, e a cidade se mantém em Estado de Alerta.

Por isso, a população precisa participar do enfrentamento da doença, evitando qualquer tipo de aglomeração, usando máscara corretamente e respeitando a restrição noturna de circulação.

 

O fim de semana, mais uma vez, revelou a falta de conscientização de pessoas, que exigiram muito esforço dos fiscais para dispersar as aglomerações e autuar quem estava descumprindo a lei. Estes autos de infração têm consequências criminais; são encaminhados à Delegacia de Polícia para apuração de crime contra a saúde pública.

 

A força-tarefa da Prefeitura continua circulando pelas ruas cobrando o cumprimento do decreto municipal, mas, somente com a participação de todos, será possível evitar que o município tenha que retroceder nas medidas restritivas.

 

Situação epidemiológica

 

Araraquara registrou nesta segunda-feira mais 14 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 5,28% de 265 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 20,89% de 67 amostras, sendo, destas, 14 positivados.

 

Araraquara soma 22.536 casos confirmados de Covid-19.

 

Em cumprimento ao decreto municipal em vigor, o Comitê de Contingência do Coronavírus mantém sinal de alerta para toda a cidade, considerando a taxa de positividade dos testes aplicados em indivíduos com sintomas sugestivos de Covid-19 registrada hoje, que foi superior a 20%. O mesmo sinal de alerta deve ser publicado em caso de 15% dos testes em geral (sintomáticos e assintomáticos) realizados no Município.

 

O Comitê volta a chamar a atenção para a importância do cumprimento das medidas sanitárias que podem conter a transmissão do vírus na cidade e segue analisando a situação epidemiológica para deliberar sobre as novas ações de enfrentamento à pandemia.

 

Ainda de acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para Covid-19 nos testes não pode ultrapassar de 30% dos pacientes ou de 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo. Caso esses índices sejam ultrapassados, a abertura das atividades econômicas será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias.

 

Nesta segunda-feira, do total de confirmados, 892 permanecem em quarentena e 21.187 já saíram. Aguardam resultado de exames 516 amostras.

 

Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 6 de junho, 198 testes, em 7 estabelecimentos, sendo todos negativados.

 

Hoje, 192 pacientes estão internados. Destes, 99 estão em enfermaria – 4 suspeitos e 95 confirmados. E 93 confirmados estão na UTI.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 61% de leitos de enfermaria e 90% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 12 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 36 pacientes, o Hospital São Francisco tem 33 pacientes, o Hospital de Campanha tem 51 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 42 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 18 pacientes.

 

Do total de 192 internados, 100 são moradores de Araraquara e 92 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 45 estão em enfermaria e 47 estão em UTI.

 

Os 92 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (10), Araras (1), Barra Bonita (3), Barretos (1), Batatais (1), Boa Esperança do Sul (2), Borborema (4), Capivari (1), Descalvado (2), Dourado (2), Franca  (1), Gavião Peixoto (9), Guariba (1), Ibaté (3), Ibitinga (2), Igaraçú do Tietê (1), Itápolis (7), Leme (3), Limeira (1), Matão (2), Morro Agudo (1), Motuca (3), Piracicaba (1), Porto Ferreira (2), Ribeirão Bonito (1), Rincão (4), Santa Cruz das Palmeiras (1), Santa Eudóxia (1), São Carlos (13), São José do Rio Preto (1), Sorocaba (1), Tabatinga (3), Tambaú (1) e Taquaritinga (2).

 

Araraquara registrou, até o momento, 457 óbitos decorrentes de Covid-19.

 

O óbito registrado nas últimas 24 horas é de um homem de 84 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede privada desde o dia 31 de maio.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Araraquara já aplicou, até o momento, 105.137 doses, sendo 67.646 da primeira dose e 37.491 da segunda dose.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

 

 

 

registrado em: , ,