Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Junho / 10 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 452 - de 10 de junho de 2021

Notícias

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 452 - de 10 de junho de 2021

SITE.png

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 10 de junho de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

A Secretaria Municipal de Saúde dá prosseguimento da vacinação contra Covid-19 no município. Hoje teve início a vacinação das pessoas de 25 a 22 anos ou mais com comorbidades, e de gestantes e puérperas, sem comorbidade, a partir de 18 anos. E amanhã, encerrando a semana, começa a vacinação de pessoas de 21 a 18 anos ou mais, com comorbidade.

 

No ato da imunização das pessoas com comorbidades, que está ocorrendo em qualquer um dos seis pontos de vacinação, devem ser apresentados relatório médico dos últimos três meses de tratamento. Também é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

 

No caso das grávidas, é preciso apresentar a carteirinha de gestante e uma declaração do médico atestando que ela pode tomar a vacina, além dos documentos pessoais. Já no caso das puérperas, também além dos documentos pessoais, elas devem apresentar a declaração do médico e a certidão de nascimento do recém-nascido.

 

Grávidas e puérperas estão sendo vacinadas na unidade da Vila Xavier, drive-thru do CEAR e no drive-thru do Sesc.

 

E também continua a imunização dos profissionais da educação de 45 e 46 anos, mediante apresentação do QR Code fornecido após cadastro no site VacinaJá (https://vacinaja.sp.gov.br/), do Governo do Estado de São Paulo; das pessoas com autismo maiores de 18 anos, mediante apresentação de carteirinha ou atestado médico; dos aeroviários; de motoristas e cobradores do transporte coletivo, pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais; pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com 18 anos ou mais, transplantados e pessoas com HIV.

 

No site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais, estão as informações completas sobre os pontos de vacinação de cada um dos grupos, quais documentos devem ser apresentados e a relação de comorbidades incluídas como prioritárias.

 

Prosseguem ainda a aplicação de primeira dose em idosos acima de 60 anos, em qualquer um dos seis pontos de vacinação.

 

E os idosos que estavam esperando para tomar a segunda dose da vacina Coronavac podem procurar o drive-thru do Cear e a unidade de saúde da Vila Xavier.

 

O cronograma municipal é definido pela Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19, que segue os planos de imunização dos governos estadual e federal, com base nas remessas de doses de vacina entregues à Secretaria Municipal de Saúde pelo Departamento Regional de Saúde (DRS - Araraquara), órgão do Governo do Estado de São Paulo.

 

Araraquara já aplicou, até o momento, 108.103 doses, sendo 70.154 da primeira dose e 37.949 da segunda dose.

 

Situação epidemiológica

 

Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 281 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 22,97% de 1.223 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 29,65% de 880 amostras, sendo, destas, 261 positivados.

 

Araraquara soma 23.089 casos confirmados de Covid-19.

 

Considerando que o índice de testes em geral (sintomáticos e assintomáticos) ultrapassou 20% na data de hoje, o município alcançou, pela segunda vez na semana, o índice que estabelece o fechamento das atividades econômicas e sociais, desde que o decreto municipal entrou em vigor. O município retorna, portanto, em estado de alerta máximo.

 

O Comitê segue analisando a situação epidemiológica para deliberar sobre as ações necessárias de enfrentamento da doença. Os números elevados de contaminações registrados nesta quinta-feira reforçam a gravidade da pandemia neste momento no nosso município e exigem medidas preventivas para a contenção do vírus.

 

De acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos e sociais de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para Covid-19 nos testes não pode ultrapassar 30% dos indivíduos sintomáticos ou 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo. Caso esses índices sejam ultrapassados, a abertura das atividades econômicas e sociais será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias.

 

Mais uma vez, o município se encontra em estado de alerta máximo e cabe à população em geral se conscientizar da importância de participar deste enfrentamento, se mantendo longe de qualquer tipo de aglomeração, usando máscara corretamente em espaços públicos, cobrindo nariz e boca máscara corretamente, e respeitando a restrição noturna de circulação.

 

A força-tarefa da Prefeitura está nas ruas fiscalizando e cobrando o cumprimento das regras e normas previstas no decreto municipal. Mas, zelar pela vida é obrigação de todos e cada um deve fazer a sua parte.

 

Nesta quinta-feira, do total de confirmados, 1.056 permanecem em quarentena e 21.571 já saíram. Aguardam resultado de exames 1.030 amostras.

 

Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 9 de junho, 343 testes, em 11 estabelecimentos, sendo 20 positivados residentes em Araraquara e 1 de outro município, dos setores de serviços e alimentação. Um estabelecimento do setor de alimentação foi interditado, após abertura de investigação de surto, em cumprimento ao decreto municipal em vigor.

 

Hoje, 207 pacientes estão internados. Destes, 109 estão em enfermaria – 1 suspeito e 108 confirmados. E 98 confirmados estão na UTI.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 68% de leitos de enfermaria e 87% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 15 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 42 pacientes, o Hospital São Francisco tem 35 pacientes, o Hospital de Campanha tem 58 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 42 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 15 pacientes.

 

Do total de 207 internados, 110 são moradores de Araraquara e 97 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 44 estão em enfermaria e 53 estão em UTI.

 

Os 97 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (11), Angélica - Mato Grosso do Sul (1), Barra Bonita (4), Barretos (1), Batatais (1), Boa Esperança do Sul (4), Borborema (4), Capivari (2), Costa Rica - Mato Grosso do Sul (1) Descalvado (4), Dourado (2), Franca  (1), Gavião Peixoto (8), Guaraci (1), Ibaté (3), Ibitinga (2), Itápolis (7), Leme (2), Limeira (1), Matão (1), Morro Agudo (1), Motuca (2), Piracicaba (2), Ribeirão Bonito (1), Rincão (5), Rio Claro (1), Santa Cruz das Palmeiras (1), Santa Lúcia (1), Santa Rita do Passa Quatro (1), São Carlos (14), São José do Rio Preto (1), Tabatinga (3), Tambaú (1) e Taquaritinga (2).

 

Araraquara registrou, até o momento, 462 óbitos decorrentes de Covid-19.

 

Os 3 óbitos registrados nas últimas 24 horas são:

 

Mulher de 54 anos, com comorbidade, internada em hospital da rede pública desde o dia 2 de junho.

 

Mulher de 56 anos, sem comorbidade, internada em hospital da rede privada desde o dia 20 de maio.

 

Homem de 43 anos, com comorbidade, internado em hospital da rede privada desde o dia 3 de junho.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

 

 

registrado em: , ,