Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Junho / 26 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 468 - de 26 de junho de 2021

Notícias

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 468 - de 26 de junho de 2021

site.png

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 26 de junho de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

O decreto municipal nº 12.610, que estipula as novas medidas para enfrentamento da pandemia da Covid-19, foi publicado nos atos oficiais de hoje do município, com efeitos a partir desta segunda-feira, dia 28 de junho, autorizando a retomadas das atividades econômicas de Araraquara de forma gradual.

 

Segundo o novo decreto, a partir de segunda-feira poderão funcionar, das 5h às 19h, o comércio e o setor de serviços em geral, shoppings, salões de beleza e barbearias, academias, escritórios, além dos estabelecimentos de abastecimento de alimentos, como supermercados, açougues, padarias, varejões, entre outros segmentos. Todos devem seguir as regras sanitárias e de distanciamento estipuladas no decreto, incluindo uso obrigatório de máscaras.

 

Bares e restaurantes poderão atender presencialmente e também por take away, que é a retirada na porta, das 5h às 19h, também com regras sanitárias. Já para delivery e drive-thru (no caso de restaurantes que já possuem essa estrutura), o horário será mais estendido: das 5h às 23h.

 

A partir de segunda-feira, o transporte coletivo retorna das 5h às 20h, com ocupação máxima de 60% no interior dos veículos. Continua proibido o acesso aos parques municipais, mas retorna a permissão de acesso às praças. Segue proibida qualquer atividade coletiva e de recreação que reúna mais de cinco pessoas.

 

Haverá toque de recolher das 20h às 5h, período em que será proibido circular pela cidade sem justificativa; só será autorizado para utilizar ou prestar algum dos serviços permitidos e para atividades escolares noturnas.

Depois de 5 de julho, Araraquara volta a se adequar ao Plano São Paulo do Governo do Estado, com permissão de funcionamento das atividades das 5h às 21h e toque de recolher das 22h às 5h.

 

Araraquara se encontra em modelo rígido de restrição de circulação desde o último domingo. A medida teve que ser adotada para conter o aumento da transmissão da Covid-19 no município e, consequentemente, das internações e óbitos, enquanto se acelerava a vacinação da população contra o coronavírus.

 

No decorrer da semana, Araraquara alcançou a imunização de 50% de sua população adulta contra a Covid-19 com pelo menos uma dose. Foram aplicadas, até o momento, 133.459 doses, sendo 95.048 da primeira dose e 38.411 da segunda dose.

 

E a vacinação prossegue em toda a cidade, com o início do atendimento das pessoas de 46 anos ou mais, nesta segunda-feira.

 

As informações sobre todos os pontos de vacinação de cada um dos grupos prioritários e faixas etárias, documentos que devem ser apresentados e a relação de comorbidades estão no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.

 

A força-tarefa que fiscaliza o cumprimento da legislação em vigor também vai continuar atuando nas ruas e a população deve colaborar neste enfrentamento da doença, evitando aglomerações, respeitando a restrição de circulação e, principalmente, usando máscaras corretamente, cobrindo boca e nariz.

 

Situação epidemiológica

 

Araraquara registrou neste sábado mais 120 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 14,03% de 855 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 24,74% de 485 amostras, sendo, destas, 120 positivados.

 

Araraquara soma, portanto, 25.269 casos confirmados de Covid-19.

 

Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados 370 testes no dia 25 de junho, em 9 estabelecimentos, sendo 1 positivados no setor de serviços, residente em outro município.

 

Do total de confirmados, 1.089 permanecem em quarentena e 23.677 já saíram. Aguardam resultado de exames 458 amostras.

 

Para facilitar o acesso aos resultados de exames e propiciar o início do isolamento de positivados e comunicantes o mais rápido possível, foi disponibilizada uma plataforma para a população. Para consultar o resultado, basta o munícipe acessar o campo “Resultados de Exames (COVID-19)”, no site da Prefeitura, e preencher o campo com o CPF ou o número do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece ao munícipe as orientações de como ele deve agir de acordo com o resultado do exame.

 

Hoje, 182 pacientes estão internados. Destes, 93 confirmados estão em enfermaria e 89 confirmados estão em UTI.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 58% de leitos de enfermaria e 79% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 15 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 32 pacientes, o Hospital São Francisco tem 29 pacientes, o Hospital de Campanha tem 49 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 42 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 15 pacientes.

 

Do total de 182 internados, 101 são moradores de Araraquara e 81 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 37 estão em enfermaria e 44 estão em UTI.

 

Os 81 pacientes de outros municípios residem em Americana (1), Américo Brasiliense (7), Barra Bonita (2), Boa Esperança do Sul (6), Borborema (2), Brotas (1), Capivari (1), Descalvado (1), Franca (1), Gavião Peixoto (8), Ibaté (1), Ibitinga (1), Igaraçú do Tietê (1), Itápolis (2), Itaporanga (1), Limeira (1), Lins (1), Matão (1), Motuca (1), Nova Europa (1), Piracicaba (1), Pirassununga (2), Porto Ferreira (3), Ribeirão Bonito (3), Rincão (4), Santa Cruz das Palmeiras (3), Santa Lúcia (2), Santa Rira do Passa Quatro (1), São Carlos (15), São José do Rio Preto (1), Tabatinga (1), Taquaritinga (3) e Vargem Grande do Sul (1).

 

Araraquara registrou, até o momento, 503 óbitos decorrentes de Covid-19.  O óbito registrado nas últimas 24 horas é de um homem de 62 anos, sem comorbidades, internado em hospital da rede pública desde o dia 10 de junho.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

 

registrado em: , ,