Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Maio / 29 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 440 - de 29 de maio de 2021

Notícias

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 440 - de 29 de maio de 2021

site.png

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 29 de maio de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

A Secretaria Municipal de Saúde inicia a próxima semana avançando na imunização das pessoas com comorbidades. É importante que todos que fazem parte destes grupos prioritários compareçam nos pontos de vacinação, apresentem os documentos exigidos e tomem a vacina.

 

Assim como também é fundamental tomar a segunda dose, seguindo as informações que que constam no cartão de vacinação entregue na aplicação da primeira dose, porque lá estão indicados a data correta e o laboratório da vacina (Butantan ou Fiocruz).

 

Nesta segunda, 31 de maio, começa a vacinação das pessoas com 44 anos ou mais com comorbidade; na terça, dia 1 de junho, 43 anos ou mais com comorbidade; quarta, 42 anos ou mais com comorbidade; quinta, 41 anos ou mais com comorbidade, e sexta, dia 4 de junho, 40 anos ou mais com comorbidade.

 

Os seis pontos de vacinação estão instalados na unidade de saúde do Sesa (com capacidade para 200 doses diárias), nas unidades básicas de saúde do Jardim Iedda, da Vila Xavier e estacionamento da UPA do Valle Verde, que atendem das 8 às 15 horas, além do drive-thru do Sesc, das 8 às 16 horas, e no drive-thru do CEAR, das 9 às 15 horas.

 

No ato da imunização, as pessoas com comorbidades devem apresentar relatório médico dos últimos três meses de tratamento. Também é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

 

Também no drive-thru do Cear continua a imunização dos motoristas e cobradores do transporte coletivo. Para receber a vacina, é preciso fazer o pré-cadastro no site VacinaJá (https://vacinaja.sp.gov.br/), do Governo do Estado de São Paulo.  Também é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

 

Segue ainda a imunização das pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com 49 anos ou mais, pacientes em terapia renal substitutiva, transplantados, portadores do vírus HIV (55 a 59 anos) e pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos. E ainda a imunização de gestantes e puérperas acima de 18 anos que tenham comorbidades, somente no drive-thru do Cear, no drive-thru do Sesc e na unidade de saúde da Vila Xavier.

 

Idosos com 60 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose também devem procurar um dos seis pontos de vacinação.

 

Araraquara já aplicou 99.860 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 64.201 da primeira dose e 35.659 da segunda dose.

 

Situação epidemiológica

 

Araraquara registrou neste sábado mais 175 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 13,2% de 1.325 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 17,93% de 948 amostras.

 

Portanto, agora Araraquara soma 21.268 casos confirmados de Covid-19.

 

Do total de confirmados, 730 permanecem em quarentena e 20.096 já saíram. Aguardam resultado de exames 1.571 amostras.

 

Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 28 de maio, 377 testes, em 23 estabelecimentos, sendo 5 positivados em diferentes estabelecimentos dos setores de serviços e de educação não regulada.

 

Hoje, 195 pacientes estão internados. Destes, 105 casos confirmados estão em enfermaria. E 90 estão na UTI, 1 suspeito e 89 confirmados.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 66% de leitos de enfermaria e 97% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 15 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 32 pacientes, o Hospital São Francisco tem 28 pacientes, o Hospital de Campanha tem 53 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 44 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 23 pacientes.

 

Do total de 195 internados, 92 são moradores de Araraquara e 103 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 51 estão em enfermaria e 52 estão em UTI.

 

Os 103 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (10), Batatais (2), Boa Esperança do Sul (1), Borborema (4), Capivari (1), Cerquilho (1), Dourado (3), Gavião Peixoto (4), Guaíra (1), Guariba (1), Guatapará (1), Ibaté (4), Ibitinga (7), Itápolis (15), Jaboticabal (1), Jardinópolis (2), Jordanópolis (1), Leme (2), Limeira (1), Matão (2), Mococa (1), Morro Agudo (1), Nova Europa (1), Piracicaba (7), Porto Ferreira (3), Rincão (4), Santa Adélia (1), Santa Albertina (1), Santa Rita do Passa Quatro (1), São Carlos (14), São José do Rio Preto (1), Tabatinga (4) e Taquaritinga (1).

 

Araraquara registrou, até o momento, 442 óbitos decorrentes de Covid-19.

 

O óbito registrado nas últimas 24 horas é de uma mulher de 31 anos, sem comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 15 de maio.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

 

registrado em: ,