Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Março / 11 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 361- de 11 de março de 2021

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 361- de 11 de março de 2021

boletim 11-03.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quinta-feira, dia 11 de março de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

 

O Comitê volta a reforçar a importância das medidas restritivas de isolamento social adotadas nas últimas semana, que deram resultado e fizeram cair, ao menos preliminarmente, o número de novos casos confirmados de Covid-19 e a média móvel diária neste início de março.

 

Entre o dia 21 de fevereiro, primeiro dos dez dias de lockdown, e esta quinta-feira, 11 de março, a média móvel diária de novos casos de Covid-19 caiu de 189,57 para 103,4, uma redução de 45%.

 

Outro termômetro sobre a gravidade da pandemia é a porcentagem de amostras positivadas em relação a todos os testes enviados para análise diariamente. O dia com maior porcentagem de confirmações foi 16 de fevereiro, com 53% de testes positivos. Nesta quinta, após vários dias de queda, o índice está em 23%.

 

Com a vacinação ainda em ritmo lento (dependendo de remessas do Governo Federal), o isolamento social ainda é a melhor forma de conter o crescimento de contaminações e evitar a sobrecarga do sistema de saúde.

 

No entanto, os especialistas da área da saúde defendem, com muita ênfase, a continuidade e o reforço nos cuidados com a segurança sanitária, apesar da aparente tendência de melhorias nos números de contaminação. Para eles, não é hora de relaxar nos cuidados.

 

O Comitê de Contingência e a Prefeitura Municipal estão monitorando diariamente a situação epidemiológica do município.

 

Para que a tendência de melhora da situação se consolide, é fundamental que todas as medidas sanitárias e as regras mais restritivas em vigor continuem sendo rigorosamente cumpridas.

 

Não é momento de a população relaxar, porque a cepa do vírus que circula na cidade é empiricamente mais transmissível e mais agressiva.

Somente com o esforço coletivo será possível reverter de vez a curva da transmissão e aliviar pressão sobre os leitos de UTI e de enfermaria que atinge Araraquara e toda a região.

 

Cronograma de vacinação

E começou hoje a vacinação de idosos com 78 anos ou mais, no drive-thru do SESC e nas unidades de saúde do SESA, Jardim Iedda, Vila Xavier ou no estacionamento da UPA do Valle Verde. O horário é das 8 às 16 horas.

 

Já nas unidades do Jardim Iedda, Vila Xavier e no estacionamento da UPA do Valle Verde, ocorre também a aplicação da segunda dose nos profissionais de saúde. Sábado, essa imunização dos profissionais da saúde será feita somente na Secretaria Municipal da Saúde. Sempre das 8 às 16 horas.

 

É importante que todas as pessoas que estão sendo imunizadas fiquem atentas às informações que constam no cartão de vacinação.

 

O cronograma municipal segue os calendários dos governos estadual e federal e é elaborado de acordo com o número de doses que a cidade recebe do Departamento Regional de Saúde. A divulgação é feita nas mídias oficiais da Prefeitura e no site www.araraquara.sp.gov.br

 

 

Situação Epidemiológica

 

Araraquara registrou nesta quinta-feira, dia 11 de março, mais 61 casos positivos de Coronavírus o equivalente a 23% de 267 amostras analisadas na Unesp e na UPA da Vila Xavier. Além destes, mais 23 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 84 novos casos. Portanto, agora são 15.809 casos em Araraquara.

 

Do total de confirmados, 576 permanecem em quarentena e 14.964 já saíram. Aguardam resultado de exames 315 amostras.

 

Hoje, 193 pacientes estão internados. Destes, 122 estão em enfermaria – 3 suspeitos e 119 confirmados. E 71 casos positivos estão na UTI. Do total de 193 internados, 143 são moradores de Araraquara e 50 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 83% de leitos de enfermaria e 91% de UTI.

 

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 17 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 23 pacientes e o Hospital de Campanha tem 43 pacientes.

 

Foram notificados, até o momento, 269 óbitos decorrentes de Coronavírus.

 

Os 5 óbitos mais recentes são:      

 

Mulher de 80 anos, sem comorbidades, internada em hospital da rede privada desde o dia 23 de fevereiro.

 

Mulher de 45 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 20 de fevereiro.

 

Homem de 78 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 26 de fevereiro.

 

Mulher de 87 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 4 de março.

 

Homem de 43 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede pública desde o dia 7 de março.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.

 

 

 

registrado em: , ,