Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Março / 14 / Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 364 - de 14 de março de 2021

Saúde

Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 364 - de 14 de março de 2021

boletim 14 março.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 14 de março de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Secretaria Municipal da Saúde dará início nesta segunda-feira, dia 15, à vacinação de idosos com 76 anos ou mais.

E além dos pontos de vacinação que já estão atendendo, a partir de amanhã, os idosos maiores de 76 anos e aqueles que devem tomar a segunda dose poderão também se dirigir ao drive-thru que será instalado na sede da Vigilância Epidemiológica, das 9 às 15 horas. A vigilância fica ao lado do Cear, atrás do Gigantão.

Nos demais pontos - drive thru do SESC, as unidades de saúde do SESA, Jardim Iedda, Vila Xavier e UPA do Valle Verde - a vacinação segue das 8 às 16 horas.

Lembrando que é necessário apresentar o RG e o CPF. Embora não seja obrigatório, o cadastro prévio no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo, facilita a triagem.

É importante também que todas as pessoas que estão sendo imunizadas fiquem atentas às informações que constam no cartão de vacinação, porque lá estão indicadas a data da segunda dose e o laboratório da vacina.

A organização nos postos de vacinação tem como objetivo manter o cronograma de vacinação com toda a segurança, evitando aglomerações, já que o município se encontra com regras restritas de circulação de pessoas, por conta do agravamento da pandemia.

O cronograma municipal é divulgado nas mídias oficiais da Prefeitura.

E amanhã também começa a vigorar no município as novas regras determinadas no decreto municipal Nº 12.507, de 12 de março de 2021, elaborado pelo Comitê, atendendo decreto estadual que implantou a Fase Emergencial do Plano SP de 15 a 30 de março.

Entre outros pontos, o documento estabelece limite de horário de funcionamento de setores econômicos das 5 às 20 horas, bem como proíbe a circulação de pessoas e veículos sem finalidade relativa à utilização ou à prestação dos serviços essenciais permitidos no decreto, das 20 às 5 horas.  Em todos os casos, o atendimento ao público está condicionado a regras e medidas sanitárias que devem ser rigorosamente seguidas.

O transporte público urbano funcionará das 5 às 21 horas.

As regras entram em vigor nesta segunda-feira, dia 15 de março. O documento pode ser consultado, na íntegra, no site da Prefeitura.

http://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/2021/marco/12/decreto-no-12-507-de-12-de-marco-de-2021

 

Situação epidemiológica

Araraquara registrou neste domingo, dia 14 de março, mais 146 casos positivos de Coronavírus o equivalente a 29% de 510 amostras analisadas na Unesp e na UPA da Vila Xavier. Além destes, mais 28 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 174 novos casos. Portanto, agora são 16.159 casos em Araraquara.

Do total de confirmados, 600 permanecem em quarentena e 15.275 já saíram. Aguardam resultado de exames 156 amostras.

Hoje, 198 pacientes estão internados. Destes, 119 estão em enfermaria – 4 suspeitos e 115 confirmados. E 79 casos positivos estão na UTI. Do total de 198 internados, 134 são moradores de Araraquara e 64 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 85% de leitos de enfermaria e 100% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 19 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 26 pacientes e o Hospital de Campanha tem 47 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 284 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Os 6 óbitos mais recentes são:      

Mulher de 84 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 29 de janeiro.

Homem de 58 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede pública desde o dia 16 de fevereiro.

 

Mulher de 80 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede privada desde o dia 4 de março.

 

Homem de 39 anos, sem comorbidades, internado em hospital da rede pública desde o dia 20 de fevereiro.

 

Mulher de 65 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 25 de fevereiro.

 

Mulher de 50 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede privada desde o dia 5 de março.

 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.

 

registrado em: , ,