Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / OUTUBRO / 13 / Outubro Rosa: Prefeitura e Uniara trabalham no encaminhamento de exame de mama

Saúde

Outubro Rosa: Prefeitura e Uniara trabalham no encaminhamento de exame de mama

foto03 Atendimento às mulheres na Praça de Santa Cruz,de segunda a sexta-feira 13out2021 Tetê Viviani.jpg

 

 

 

Com participação de 50 alunos, do 1º ao 6º ano, do curso de Medicina da Uniara, a Universidade de Araraquara e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, estão engajadas na campanha de encaminhamentos de exame de mama – mamografia bilateral para rastreamento.

 

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 16h às 18h e aos sábados, das 09h às 11h, na Praça de Santa Cruz, entre as ruas São Bento e Nove de Julho, em frente à Igreja Santa Cruz, no Centro da cidade.

 

A campanha integra as diversas ações realizadas na rede municipal de saúde referentes ao Outubro Rosa e o encaminhamento das mulheres é ao IMA (Instituto Médico de Araraquara), na Rua Carlos Gomes, 1580. O objetivo é agilizar o exame e o diagnóstico ocorre em 30 dias, contados após o procedimento.

 

Cliente da Unidade Básica da Saúde do Santa Lúcia 3, Luciane Meciano, de 49 anos, aderiu à campanha e foi encaminhada pelas alunas da Uniara nessa quarta-feira (13). “Durante a pandemia ficou difícil agendar o exame, que eu faço todo ano. A prevenção é importante e se for diagnosticado no início fica mais fácil o tratamento”, disse enquanto preenchia a ficha na praça.

 

“Nosso trabalho é estimular as mulheres acima dos 40 anos, ou também até as mais novas com algum histórico na família de câncer na mama, a realizar a mamografia anualmente”, relatou Bruna Colombo, de 29 anos, do 2º ano de Medicina.

 

A iniciativa da campanha foi do médico e professor titular de Ginecologia e Obstetrícia Welington Lombardi e reuniu as três ligas acadêmicas de Medicina da Uniara, contou a universitária Laura Biancardi, 20.

 

“Uma contribuição dos alunos de Medicina às mulheres neste mês do Outubro Rosa”, resumiu Laura.

 

registrado em: ,