Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / OUTUBRO / 13 / Semana da Alimentação Saudável oferece orientações na Praça Santa Cruz

Saúde

Semana da Alimentação Saudável oferece orientações na Praça Santa Cruz

Atividade na manhã desta quinta-feira contará com alunos e docentes do curso de nutrição da Uniara
Semana da Alimentação Saudável - Dia 14 - horizontal.jpg

 

 

 


Nesta quinta-feira, das 9h30 às 11h30, a Praça Santa Cruz receberá, de forma presencial, o evento "Promoção da Alimentação Saudável", uma parceria entre a Prefeitura de Araraquara e o curso de nutrição da Uniara que visa fortalecer as ações de segurança alimentar e nutricional (SAN) e o direito humano à alimentação e nutrição adequada (DHANA). A atividade integra a programação da 4ª Semana da Alimentação Saudável, que tem como tema “Fome e Obesidade - Desafios e Soluções em Tempos de Pandemia”. A ação foi instituída por meio da Lei Municipal nº 9024 de 11 de julho de 2017, incluindo a comemoração do “Dia Mundial da Alimentação” e sua programação foi desenvolvida pela Coordenadoria de Segurança Alimentar, ligada à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Araraquara.

No evento desta quinta, os estudantes do quarto ano de nutrição, acompanhados dos docentes Profª Drª Graziela Alves Zanotto Lopes e Profª Dra Rita de Cássia G. Pereira, estarão à disposição da população com orientações e informações sobre montagem do prato saudável, promoção da alimentação adequada e informes gerais relacionados à saúde alimentar da população.

A ação foi motivada pelo aumento da incidência e prevalência da obesidade em todas as camadas sociais, bem como de outras enfermidades que têm a alimentação como ponto de origem. Além disso, é importante que todos tenham consciência dos alimentos que fazem parte da alimentação saudável e de seus direitos em relação à qualidade da alimentação. Sendo assim, não somente a questão nutricional será evidenciada, mas também o lado social da alimentação.

Na ação, será oferecido um circuito de atividades onde o público poderá contar com informações de um questionário do Ministério da Saúde denominado "Como está sua alimentação?" e, após seu preenchimento, orientações sobre alimentos em sua rotina diária.

A agenda teve início nesta quarta-feira (13) com um evento na Estrutura de Saúde da Família (ESF) do Jardim Iedda, onde foram realizadas avaliações e orientações nutricionais para o público beneficiário da unidade, e uma live no período da noite com a participação do prefeito Edinho e do diretor geral adjunto do Instituto Fome Zero, Walter Belik.

A programação terá sequência nesta sexta-feira (15), às 9 horas, quando haverá um evento presencial no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) São Rafael, com o tema “Receitas com Plantas Alimentícias Não Convencionais - PANCS”. A atividade terá a participação das coordenadorias de Segurança Alimentar e de Agricultura, em parceria com a UNIP. O público alvo é composto por beneficiários do CRAS e da Horta Comunitária.

A agenda da 4ª Semana da Alimentação Saudável se encerra no dia 16, sábado, no Supermercado Vencedor, onde será realizada a Campanha de Arrecadação de Leite, em uma parceria entre a Rede de Solidariedade e o Banco de Alimentos.

 

registrado em: ,