Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Setembro / 22 / Em live, Edinho e Teresa Telarolli abordam importância de museus e patrimônio histórico

Cultura

Em live, Edinho e Teresa Telarolli abordam importância de museus e patrimônio histórico

Prefeito e secretária de Cultura participaram da abertura da 15ª Primavera dos Museus, no YouTube da Prefeitura
foto01 Prefeito Edinho participa de live de abertura da 15ª Primavera dos Museus 20set21 Celso Luís Gallo.jpg




O prefeito Edinho e a secretária de Cultura, Teresa Telarolli, participaram da live de abertura da 15ª Primavera dos Museus, com o tema “Morada dos Museus: Perdas e Recomeços”, no YouTube da Prefeitura, na noite de segunda-feira (20). A mediação foi feita pelo coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca.

A 15ª Primavera dos Museus começou na segunda-feira, continuou na terça-feira (21) e será concluída no domingo (26), com o intuito de incentivar as pessoas a visitarem os museus de Araraquara e conhecerem mais sobre a história do município e seu patrimônio cultural.

Realizado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), o evento tem o apoio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, ligada à Secretaria Municipal da Cultura.

As atividades são realizadas de forma presencial e também remotamente. São promovidas atividades educativas por meio de mediação cultural, visitas aos museus da cidade, a ocupação do espaço público em ambiente aberto e o fomento da economia solidária. A programação apresenta encontros virtuais, roteiros culturais, feira de artesanato e quitutes, feira do sebo com vinil, troca de livros com equipe da Biblioteca Municipal e ferromodelismo.

Já foram realizados dois encontros virtuais (a live de abertura e outra live na terça-feira, com a participação da equipe dos museus municipais) e, no domingo, serão três atividades presenciais no Museu Voluntários da Pátria, no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo e no Mapa, o Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (veja detalhes abaixo).

Em sua fala na live de abertura, o prefeito Edinho destacou que o período histórico atual é de muitas transformações e desafios, e isso inclui a cultura e a importância dos museus. “Estamos em um momento importante da História, em que a sociedade está retomando suas atividades com o início da superação da pandemia, a maior tragédia humanitária da história do Brasil e a maior tragédia mundial após a Segunda Guerra”, destacou.

“A Primavera dos Museus é um momento de refletirmos a importância da História para entendermos a nossa origem, nossa organização social e econômica, para que,  entendendo nosso passado e presente, possamos entender os desafios futuros. Só entendendo o que nos trouxe até aqui seremos capazes de um recomeço com paradigmas que levem à sustentabilidade. Parabéns à Secretaria de Cultura pela iniciativa”, complementou o prefeito.

Para a secretária de Cultura, a pandemia trouxe novas reflexões sobre a relação com os espaços e o patrimônio cultural. “A pandemia é tão nova na história recente da humanidade e nos força a muitas reflexões. Desde a mudança nos hábitos, maneira de se relacionar com as pessoas e os espaços, com a informação. O ambiente de trabalho, a perspectiva da morte e a importância da vida. A importância de um abraço, do calor de um olhar. Em relação aos museus, a minha leitura é que a pandemia precipitou uma tendência que já vinha se desenhando nas relações humanas com os seus espaços e com o patrimônio cultural”, analisou Teresa Telarolli.

Weber Fonseca destacou que Araraquara é privilegiada por sua estrutura de museus e patrimônio histórico. “Somos uma morada de museus. Nós temos a oportunidade de, além do patrimônio como um bem arquitetônico, também pensar na preservação dessa memória”, afirmou o coordenador.

Entre os equipamentos públicos culturais de Araraquara estão o Arquivo Público Histórico Municipal, a Casa da Cultura, a Discoteca Municipal, o Mapa (Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara), o MIS (Museu da Imagem e do Som), o Museu do Futebol e Esportes, o Museu Ferroviário, o Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, o Palacete das Rosas, a Pinacoteca Municipal, o Teatro de Arena, o Teatro Municipal e o Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues.

Programação da 15ª Primavera dos Museus no domingo (26), das 10h às 15h:

Museu Histórico Voluntários da Pátria:
- Roteiro: “Mestre Jorge e Mestre Dito, O Artesão como Patrimônio Cultural” (mediação cultural e educativa sobre os dois mestres artesãos)
- Feira de Artesanato com coletivo Ê.Mana Artes
- Quitutes

Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo:
- Roteiro: “O Tempo na Estação” (mediação cultural e educativa sobre o relógio centenário)
- Feira do Sebo: Vinil com Sam Records
- Troca de Livros: com equipe da Biblioteca Municipal
- Quitutes
- Ferromodelismo

Mapa – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara:
- Roteiro: “No Passo das Pegadas” (mediação cultural e educativa sobre as pegadas no calçamento do Bulevar dos Oitis)
- Com: Natália Checchi e Débora Simões (Fundação Araporã)
Horário: 10h (duração: 1h30 – saída da porta do Museu)

registrado em: ,