Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Setembro / 22 / Quinta-feira (23): FIDA apresenta trabalhos de artistas de Araraquara selecionados por edital

Cultura

Quinta-feira (23): FIDA apresenta trabalhos de artistas de Araraquara selecionados por edital

“Apesar”, “Dança das Folhas”, “Esperar Cansa”, “Iles” e “Travessias do Fatrimônio”: apresentações começam às 18h30 e seguem até 19h30.
Apesar (1).png

 

 

Os projetos transartísticos selecionados por meio de edital lançado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, são as primeiras atrações da programação do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara nesta quinta-feira, 23 de setembro. As produções serão apresentadas no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube, a partir das 18 horas, gratuitamente.

Os cinco trabalhos selecionados são: “Apesar”, “Dança das Folhas”, “Esperar Cansa”, “Iles” e “Travessia do Fatrimônio”.

Os trabalhos selecionados buscam a diluição de fronteiras para os diálogos interartes. Assim, priorizam os enfoques no corpo, em realizações que borram as fronteiras da dança com o teatro, a performance, a música, a literatura, o audiovisual e as novas mídias.

O edital lançado buscou fomentar pesquisas prático-teóricas que dialoguem com epistemologias transdisciplinares e transartísticas. O encontro abre as portas à exploração de diversidades poéticas, políticas e discursivas.

Os trabalhos selecionados serão apresentados pelos jornalistas Danielle Aquino e Tadeu Queiroz, ambos da Secretaria Municipal da Comunicação. Antes da apresentação de cada um dos vídeos, os jornalistas batem um papo rápido com um representante de cada grupo apresentando algumas propostas elaborados para a performance em vídeo.

Vale destacar que a programação da quinta-feira (23), apresenta ainda: a live “Samba-rock: mulheres na condução”, às 19h30; e a Mostra de Videodança “O Mundo em evidência pela Videodança” com apresentação de Denise Matta, às 20h30.

Toda a programação do FIDA 2021 é gratuita e pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura de Araraquara: www.araraquara.sp.gov.br/fida2021.

 

Projetos transartísticos selecionados para o FIDA 2021:

 

 Apesar (1).png

“Apesar” - Até quando poderemos fazer as coisas que amamos? O tempo é quem vai definir a hora de parar? E se você pudesse contar sua própria história? Esses questionamentos são o ponto de partida dessa viagem na descoberta de nossas dores e amores. Nessa viagem entre tempo e espaço, quem é dono de quem?

 

Ficha técnica:

Direção, trilha sonora e edição: Fernando Galeane

Roteiro: Rodrigo Vulcano

Bailarinos e coreografia: Dani Perez e Gio Marques 

 

“Dança das Folhas” - Nessa performance em vídeo, um feitiço é conjurado para chamar as forças ancestrais da floresta e enfrentar o desejo colonial de destruição da natureza.

 

Ficha técnica:

Pesquisa, poesia, atuação, performance, figurino, edição: Sol Saraiva

Pesquisa, direção de arte, maquiagem, filmagem, trilha sonora, sonoplastia: Noite Abissal

Figurino, maquiagem: Maré Trajano

Direção de coreografia: Vitorugo

 

“Esperar Cansa” - Uma canseira tem se impregnado por todos os cantos desse país desgovernado. Na cidade tudo parece normal até que paremos para olhar com mais detalhes a devastação que nos cerca. Nos parques o incêndio criminoso destrói a vegetação do local, o ar fica denso e de uma cor amarelada intensa. Tudo é cinza. Ainda pensamos na possibilidade de respirar com alívio e sossego. Poderemos? Esperamos. Pensamos, nos debatemos em pensamento e nos cansamos pela angústia do presente. E se um ser fantástico se teletransportasse de uma outra dimensão para a Terra, o que ele sentiria ao presenciar esse cotidiano em ruínas? Como comportaria o seu corpo ao presenciar a destruição? E se esse corpo tivesse uma cabeça de tamanho desproporcional que cruza os espaços desestabilizando e condensando toda essa canseira humana no meio da sua caixa craniana? Ai que canseira, ai que preguiça…

 

Ficha técnica:

Performer: Victor Ferrari

Composição coreográfica e edição de vídeo: Beatriz Borghi

Trilha Sonora: Guilherme Garboso

Figurino e visualidades: Juliana Batosto

 

“Iles” - Dois corpos se encontram em disputa de narrativas, no qual um deles propõe perspectivas de existências e linguagem para além da binariedade, mas o outro se demonstra irredutível, considerando seu controle hegemônico.

 

Ficha técnica:

Criação Artística e Performance: Irail Rezende e Wendy Moretti

Orientação e Provocação Artística: Rodolfo Groppo

Trilha Sonora: Lucas Antonio

Direção de Fotografia e Edição: Bruno Marques

Produção: Fractal Plataforma Artística

 

“Travessias do Fatrimônio” - Entre as diversas veredas da vida, o estado de travessia nos reverbera enquanto ponto de passagem em ação.  Quais são os riscos percorridos e refletidos nessa caminhada insana do viver? O Projeto “Travessias do Fatrimônio” apresenta duas personas artísticas, sendo elas; uma bailarina de dança do ventre e uma performer pernalta, ambas em busca do aterramento de suas trajetórias pelas ruas da cidade, assim como o dançar de corpos livres pelo mundo. E com isso passam a percorrer a experiência da abertura de espaços sensoriais no fluir em ampla escuta com tudo aquilo que cada viela, cada paisagem e cada arquitetura podem nos proporcionar através do aprendizado das práticas do encontro.

 

Ficha técnica:

Artistas: Valéria Pestana e Ahigor 

Cinegrafista, Diretor de fotografia e Editor: Pedro Pimenta 

 

SERVIÇO:

FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara apresenta trabalhos transartísticos selecionados por edital

Projetos: “Apesar”, “Dança das Folhas”, “Esperar Cansa”, “Iles” e “Travessia do Fatrimônio”

Local: Canal da Prefeitura Municipal de Araraquara no YouTube

Data: quinta-feira (23 de setembro)

Horário: a partir das 18 horas

Grátis

 

Grátis

Mais informações: www.araraquara.sp.gov.br/fida2021

 

registrado em: , ,