Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Setembro / 23 / Ato celebra o Dia Nacional e o Dia Municipal do Agente de Trânsito

Segurança

Ato celebra o Dia Nacional e o Dia Municipal do Agente de Trânsito

Prefeito Edinho e secretários municipais participaram da solenidade na manhã desta quinta-feira (23), na Coordenadoria de Mobilidade Urbana
foto05 Ato solene do Dia do Agente de Trânsito nas dependências da antiga CTA  23set21 Tetê Viviani.jpg


Uma solenidade na sede da Coordenadoria de Mobilidade Urbana, na antiga CTA (Companhia Tróleibus Araraquara), na Fonte Luminosa, marcou nesta quinta-feira (23) o Dia Nacional e o Dia Municipal do Agente de Trânsito. A atividade ocorreu dentro da Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro).

O Dia Municipal do Agente de Trânsito foi instituído e incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município em 2013, após lei municipal de autoria do vereador Aluisio Boi (MDB), atual presidente da Câmara Municipal.

Os agentes integram o Departamento de Fiscalização de Trânsito e Gestão de Multas da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública. Eles são responsáveis, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, por executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis após infrações de trânsito, dar apoio na sinalização de obras, poda de árvores, eventos, balizamento e acompanhamento da fluidez do trânsito nas proximidades de escolas, entre outras atribuições. São 37 agentes de trânsito no município atualmente.

Durante a pandemia, os agentes de fiscalização de trânsito também têm integrado a Rede de Solidariedade do município, ajudando na entrega de cestas básicas à população em situação de vulnerabilidade social.

“O agente de trânsito é um profissional muito importante para a população de Araraquara. Além do cumprimento das leis de trânsito, aumentando a segurança e prevenindo acidentes, os agentes também desenvolvem a concepção de cidadania, de administração de conflitos no trânsito”, destacou o prefeito Edinho.

Edinho ainda reforçou que os agentes são fundamentais no trabalho de combate à pandemia, principalmente durante as medidas mais restritivas de circulação, no primeiro semestre deste ano. “Assim como os guardas municipais, também seria impossível enfrentar a pandemia da Covid-19 e salvar vidas sem o apoio dos agentes de trânsito no cumprimento dos decretos municipais”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), autor da lei do Dia Municipal do Agente de Trânsito, cumprimentou toda a equipe de agentes. “Muito obrigado pelo trabalho em prol da população. Vocês ajudaram a salvar muitas vidas na pandemia”, destacou.

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, destacou que a responsabilidade no trânsito salva vidas, e isso passa pela atuação dos agentes. “Agradeço a todos pelo empenho e dedicação que os agentes de trânsito têm tido. Os agentes têm colaborado para salvar vidas”, afirmou.

O coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, parabenizou a todos pela data comemorativa e explicou que os agentes de trânsito integram os três pilares (3 Es) que sustentam a segurança no trânsito: esforço legal (cumprimento das leis e normas), engenharia (sinalização) e educação.

Em nome dos agentes, o gerente de Fiscalização de Trânsito, Jesley Casimiro, agradeceu à Prefeitura pela lembrança. “Nosso trabalho evita muitos acidentes, óbitos. Quando os agentes batem o ponto para iniciar o trabalho, eles pensam no que vão fazer de melhor para a cidade”, declarou.

Também estiveram presentes o vereador Carlão do Joia (Patriota); o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani; a Banda Regimental do 13° Batalhão de Polícia Militar do Interior, regida pelo sargento Luiz Fabiano Ribeiro; e do grupo teatral “Anjos do Trânsito”, que realiza campanhas educativas nas ruas de Araraquara e fez uma apresentação na solenidade.

 

registrado em: ,