Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2021 / Setembro / 28 / Mesa internacional com participantes da América Latina em evidência na quarta (29) do FIDA

Notícias

Mesa internacional com participantes da América Latina em evidência na quarta (29) do FIDA

Programação também reprisa a mostra da residência artística “Biblioteca da Dança”, realizada pelo Sesc Araraquara; na foto em destaque: Alejandra Días (Crear em Libertad - Paraguai), mediadora da mesa internacional
Alejandra.jpeg

 

 

O penúltimo dia do FIDA 2021 – Festival Internacional de Dança de Araraquara, 29 de setembro (quarta) tem início às 19 horas com a live “A cena artística latino-americana de nossa Abya Yala”; na sequência, às 20h30, será apresentada a mostra da residência artística “Biblioteca da Dança”, com Jorge Alencar, Neto Machado e artistas (realização do Sesc Araraquara, parceiro do FIDA). A programação gratuita pode ser acompanhada pela plataforma Zoom, pelo link https://tinyurl.com/mostrabdd-2909 .

Com início às 19 horas, a live “A cena artística latino-americana de nossa Abya Yala” irá unir pesquisadores do Panamá, Chile e Equador, sob mediação de Alejandra Días (Crear em Libertad - Paraguai). Participam: Ximena Eleta de Sierra (Red de Festivales Latinoamericanos Sinergia – Panamá), Daniel Lattus (FITZA – Chile), Jorge Parra (ZonaEscena - Equador) e Pedro García (Spaciocero - México).

Nesta mesa latino-americana, em espanhol, participam vários curadores de festivais. “Iremos deslocar o entendimento de uma cena artística brasileira para fora do Brasil, ampliando a cena com os nossos países irmãos, fronteiriços ou não, mas que enfrentam as mesmas dificuldades dos bailarinos brasileiros”, argumenta Gilsamara.

 

Sarah Marques (BH-Brasil)

 

Ximena Eleta de Sierra (Red de Festivales Latinoamericanos Sinergia – Panamá)

 

Daniel Lattus (FITZA – Chile)

 

Jorge Parra (ZonaEscena - Ecuador), Pedro García (Spaciocero – México)

 

 

Biblioteca da Dança - Às 20h30, novamente Jorge Alencar e Neto Machado (PR), com artistas de Araraquara selecionados, apresentam mais uma produção da mostra da residência virtual “Biblioteca da Dança”, realizada pelo Sesc Araraquara, parceiro do FIDA 2021. A reprise da apresentação (veiculada também na última segunda-feira) pode ser conferida pelo link https://tinyurl.com/mostrabdd-2909.

“Biblioteca de Dança” é um projeto no qual artistas performam como "livros vivos”, contando e dançando coreografias que assistiram e marcaram suas vidas, por meio de palavras e movimentos. Como documentar dança no corpo e na cena? Como coreografar memórias? Como produzir história a partir de afetos?

Na mostra, público e artistas acessarão diferentes salas virtuais para compartilharem “contações coreográficas de histórias” de modo íntimo e relacional. Uma biblioteca coletiva. Um convite a dançar com memórias.

Neto Machado e Jorge Alencar são uma dupla de artistas que cria com dança, audiovisual, teatro, comunicação, curadoria, escrita e educação.

Os artistas vêm circulando suas criações em todas as regiões brasileiras e trabalhando em espaços internacionais como: Centre Pompidou (França), Tate Modern (Inglaterra), Station One - Service for Contemporary Dance (Sérvia), Graner - Centre de Creació de Danza y Arts Vivas (Espanha). Jorge e Neto são integrantes da Dimenti Produções Culturais, produtora cultural e ambiente de criação, em atividade desde 1998 e da Conexões Criativas, editora de livros experimentais, em Salvador, Bahia, Brasil.

Alguns dos diversos frutos dessa parceria são: "A Lei do Riso: Crimes Bizarros" (indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019 como melhor série de ficção 2019); “Pinta” (Melhor longa-metragem no Rio Festival Gay de Cinema 2014); “Vermelho Melodrama” (Prêmio Braskem de Teatro melhor espetáculo do ano de 2019); “Pequena Coleção de Insignificâncias” (livro finalista do Prêmio Jabuti de Literatura 2020, categoria infantil) e "Vale Tudo com a Drag Queen Rainha Loulou" (Prêmio Melhores do Ano da Cena Baiana LGBTQI+).

Toda a programação do FIDA 2021 é gratuita e pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura de Araraquara: www.araraquara.sp.gov.br/fida2021.

 

SERVIÇO:

FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara  

Data: quarta-feira (29 de setembro)

 

- Programação:

 

19 horas: live “A cena artística latino-americana de nossa Abya Yala”

Com: Sarah Marques (BH-Brasil), Ximena Eleta de Sierra (Red de Festivales Latinoamericanos Sinergia – Panamá), Daniel Lattus (FITZA – Chile), Jorge Parra (ZonaEscena - Ecuador), Pedro García (Spaciocero – México) e mediação de Alejandra Días (Crear en Libertad – Paraguai)

Local: Zoom (https://tinyurl.com/mostrabdd-2909)

 

20h30: mostra da residência artística “Biblioteca da Dança”, com Jorge Alencar, Neto Machado e artistas (realização do Sesc Araraquara)

Local: https://tinyurl.com/mostrabdd-2909

 

Grátis

Mais informações: www.araraquara.sp.gov.br/fida2021

 

 

registrado em: , ,