NOTÍCIAS

Voltar

“A citricultura faz parte da nossa identidade”, diz Edinho nos 40 anos do Fundecitrus

7 de dezembro de 2017


O prefeito Edinho prestigiou o evento de comemoração dos 40 anos de fundação do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), no Bazuah Eventos, na manhã desta quinta-feira (7).

 

“A citricultura faz parte da nossa identidade, assim como historicamente é a ferrovia, e é responsável por uma importante parte da geração e distribuição de riquezas na nossa cidade e região”, lembrou Edinho. “O araraquarense se identifica com esse setor da economia e se orgulha por sediar a Cutrale, por exemplo, que é a maior empresa de citricultura do mundo.”

 Edinho parabenizou a todos da instituição pelos 40 anos de história. “Além de ser um grande centro de pesquisa sediado em Araraquara, o Fundecitrus também mantém projetos de educação complementar em parceria com a Prefeitura. Muito obrigado ao Fundecitrus por tudo o que representa para a nossa cidade”, complementou.

 O presidente do Fundecitrus, Lourival Carmo Mônaco, lembrou que a instituição é “uma das mais importantes do mundo em pesquisa” e ressaltou a importância de se “olhar os cenários futuros” e os próximos desafios.

 Alexandre Pontes, representando o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, destacou que o ministério é parceiro. “Saudamos o Fundecitrus, que é muito importante nesse papel de pesquisa e fomento do setor”, afirmou.

 O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, também recordou os desafios enfrentados pela instituição nos últimos 40 anos. “A citricultura é decisiva para gerar emprego, qualidade de vida e alimentar de forma saudável a população. Parabéns aos citricultores. Parabéns ao Fundecitrus”, declarou.

 O deputado Roberto Massafera (PSDB) parabenizou o Fundecitrus e destacou que “a pesquisa leva à inovação” e que o Brasil precisa “divulgar o que temos de melhor”.

 O evento ainda contou com palestra de José Roberto Mendonça de Barros, economista e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (entre 1995 ​e 1998).

 Também participaram da solenidade o presidente da Câmara, Jeferson Yashuda (PSDB), o gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres, além de outras autoridades da instituição e citricultores.

​​História

 O Fundecitrus foi fundado por citricultores e indústrias de suco em 1977 e é uma associação privada, sem fins econômicos, em benefício público da citricultura.

 A instituição conseguiu, ao longo de sua história, estabelecer uma relação de cooperação entre a iniciativa privada e pública, tornando-se uma das instituições de pesquisa mais respeitadas do mundo. Seu papel é desenvolver pesquisas que gerem informações e tecnologias para o controle de doenças e pragas e repassá-las aos citricultores para que possam aplicá-las visando melhorar os cuidados sanitários de seus pomares.

 Em Araraquara, a instituição conta com equipe de 110 profissionais, possui 80 pesquisas em andamento, quatro laboratórios em uma área de 1,3 mil m² e estudos em desenvolvimento sobre 10 doenças e pragas.

 No final dos anos 1990, o Fundecitrus também criou um Centro de Educação Complementar na cidade, em parceria com a Prefeitura. A unidade ​educacional ​está em funcionamento até os dias atuais, no bairro do Melhado.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis