NOTÍCIAS

Voltar

Agentes de combate a endemias mudam procedimento de vistoria

15 de fevereiro de 2017


O Ministério da Saúde solicitou que a partir de janeiro os agentes de Combate a Endemias mudassem o procedimento das vistorias casa a casa. Agora, os agentes são obrigados a anotar o nome completo, a data de nascimento e nome da mãe do morador que acompanha a vistoria. Os dados servirão para o abastecimento do sistema E-Sus de Saúde.

 

Atualmente, a cidade conta com 108 agentes de Combate a Endemias que fazem o serviço de vistoria casa a casa de segunda a sábado, procurando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti dentro dos domicílios e orientando a população. É importante lembrar que os agentes estão sempre uniformizados com coletes na cor creme e camisetas na cor cinza com o brasão da Prefeitura. Os fiscais usam camisetas verdes também com o brasão.

Além disso, os agentes só entram no domicílio se uma pessoa responsável puder acompanhar a vistoria e não há cobrança de nenhuma taxa para a prestação do serviço. Caso a pessoa tenha dúvida, ela pode solicitar o nome do agente e ligar na ouvidoria do Controle de Vetores para confirmar se ele é mesmo funcionário do setor. Os telefones da ouvidoria são: 3303-3123 e 3303-3124.

 

Balanço das vistorias

Só no mês de janeiro os agentes passaram por 25.000 imóveis entre abertos e fechados em diferentes bairros da cidade. Nesse início do mês de fevereiro foram cerca de 12.000 imóveis vistoriados em toda a cidade.

 

Faça sua parte

A população deve fazer a sua parte recebendo os agentes e seguindo as orientações para evitar que o mosquito se prolifere no seu quintal. Confira algumas dicas:

 

– Verificar o acúmulo de água em calhas.

– Não deixar nenhum objeto que possa acumular água no quintal.

– Em caso de viagem por mais de uma semana, tampar vasos sanitários, ralos e deixar a piscina tratada (com cloro).

– Tomar cuidado com pratinhos de vasos, caso tenha furar para não acumular água ou colocar areia até a borda. O ideal é não utilizar o pratinho.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis