NOTÍCIAS

Voltar

Alunos da Educação Integral do Rubens Cruz realizam diversas atividades em homenagem aos 200 anos de Araraquara

4 de setembro de 2017


As homenagens dos alunos da rede municipal aos 200 anos de Araraquara não param! Na última semana, os alunos da Escola de Educação Integral Rubens Cruz realizaram uma maratona de atividades em homenagem ao aniversário da cidade: fizeram um sarau cultural, visitaram o Centro Dia do Idoso João Bertolucci, além de parabenizarem e conhecerem mais o projeto da Horta Comunitária da Zona Norte.

O sarau foi realizado em uma outra escola, para motivar a socialização e integração dos jovens alunos. Desta foram, os alunos da Escola Estadual Jandira Nery Gatti, no Jardim Imperador, puderam apreciar os números artísticos produzidos pelos alunos da Escola de Educação Integral Rubens Cruz, da rede municipal de Educação.

“Este Sarau em homenagem ao aniversário da cidade faz parte do projeto Encantos e Presentes para Araraquara, da Secretaria Municipal da Educação. A proposta é que a comunidade possa conhecer melhor o que é oferecido pela Educação Integral, já que muitos acham que é apenas reforço escolar e não é! É uma integração realmente”, aponta Silvia Pelícolla Galli, coordenadora técnica do Rubens Cruz.

O sarau contou com apresentação de dança e de poesias. Sob coordenação da professora Rosires de Fátima Botelho, os alunos do 5º ano mostraram música, ritmo e movimento em uma coreografia com inspiração na música “Quintal”, de Karla da Silva. Já os alunos do 3°, 4° e 5° ano da Oficina de Leitura, coordenada pela professora Nadia Fernanda Camargo, apresentaram poesias do livro “Ou isto, ou Aquilo”, de Cecília Meireles.

Uma outra turma – formada por alunos dos 3º, 4º e 5º anos – fez uma programação muito interessante durante a oficina de Educação Ambiental: conheceram melhor o projeto Horta Comunitária da Zona Norte, onde realizaram o plantio das mudas e doaram mudas de hortaliças e de árvores frutíferas. A professora Paula Granada contou que os alunos gostaram muito de conhecer a história da criação do projeto da horta comunitária e disseram que levariam ao conhecimento de seus familiares a importância da colaboração de todos.

Ainda, os alunos da oficina de Música realizaram vista ao Centro Dia do Idoso João Bertolucci, com apresentações artísticas que emocionaram os presentes: um coral cantou a música “Volver a los diesiciete” e também foram apresentadas danças circulares interpretando a canção popular “Duer me Negrito” e a canção “Volver a los diesiciete”, sob a orientação da professora Alice Resende.

Ela conta que o encontro de gerações foi uma experiência enriquecedora, tanto para as crianças, como para os idosos que expressaram seu contentando com muitos sorrisos e palavras de afeto, relembrando suas infâncias. E no Centro Dia as apresentações foram em “mão dupla”: a turma de idosos também apresentou músicas para as crianças!

As atividades buscam o enriquecimento cultural e social dos alunos, propondo uma programação prazerosa que traga reflexões sobre a cidade que moramos.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis