NOTÍCIAS

Voltar

Após 26 anos, comunidade Victório de Santi terá unidade de saúde

25 de junho de 2018


O prefeito Edinho assinou a ordem de serviço da construção de unidade de saúde no Jardim Victório de Santi, nesta segunda-feira (25), atendendo proposta eleita pelo OP (Orçamento Participativo). É a primeira unidade de saúde do bairro desde sua fundação, em 1992. O imóvel será na ​Avenida Francisco de Paula Lombardi.

A construção será feita por meio de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), articulada pela vereadora Thainara Faria (PT). A obra tem custo estimado em R$ 569.244,31, com execução pela Cedro Construtora.

“Em 2001, no meu primeiro mandato, eu vim aqui inaugurar o CER. Em 2004, inaugurei a área de lazer. Mais uma vez, o OP corrige uma injustiça imensa aqui no Victório de Santi. Um bairro de 26 anos e que não tem uma unidade de saúde”, disse o prefeito, agradecendo a Thainara e Zarattini pelo empenho.

“Com o Orçamento Participativo, o povo fala, diz o que pensa, e quem decide é a população organizada. O OP existe e é para valer”, afirmou Edinho.

A vereadora Thainara Faria, representando a Câmara, agradeceu a Zarattini pelo apoio ao destinar a emenda e disse que busca colaborar com a cidade. “Muitas pessoas defendem a independência entre os poderes. Nós poderíamos só fiscalizar e cobrar, mas decidimos ser parceiros. Seguimos na luta por mais emendas para a cidade”, declarou a parlamentar.

A secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte, destacou que a participação da sociedade nas decisões é fundamental. “Parabéns à comunidade do Victório de Santi pela mobilização”, disse, destacando que o COP (Conselho do Orçamento Participativo) acompanhou todo o planejamento da obra.

Para a secretária de Saúde, Eliana Honain, a união entre Prefeitura, vereadora e deputado faz a diferença. “Existe vontade política de melhorar Araraquara. A gente tem que fortalecer a saúde, e o caminho é a atenção básica, a Estratégia de Saúde da Família. É o princípio da equidade estabelecido pelo SUS: dar mais a quem mais precisa”, afirmou Eliana.

A presidente do COP, Patrícia Ferreira, disse que a construção representa a realização de um sonho de mais de 20 anos. “Estou muito emocionada. Foi uma vitória maravilhosa. São cerca de 6 mil pessoas morando aqui e a unidade do Jardim Iguatemi não aguenta mais”, explicou.

Ainda participaram do evento o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; os vereadores Paulo Landim (PT), Edio Lopes (PT) e Toninho do Mel (PT); o secretário interino de Obras e Serviços Públicos, José Antenor Corrêa da Silva; secretários municipais e coordenadores; o engenheiro da Cedro Construtora, responsável pela obra, Alex Henrique Camilo; entre outras autoridades.

​​Prioridade do OP

A Região 9 do Orçamento Participativo (​que abrange ​o Victório De Santi) escolheu a construção de uma unidade de saúde no bairro como segunda prioridade no OP do ano passado e como primeira prioridade neste ano (em 2018, foram 106 votos entre as 144 pessoas votantes na plenária).
Mesmo com o compromisso de execução apenas no decorrer de 2019, a obra será antecipada para que os recursos não sejam perdido​s em razão dos prazos estipulados pelo Governo Federal.
Toda a documentação foi enviada e formalizada junto ao Governo Federal e a licitação para construção da unidade foi concluída no dia 12 de junho.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis