NOTÍCIAS

Voltar

Araraquara é inserida em programa de democratização de comunicação

5 de fevereiro de 2018


A cidade de Araraquara contará com o programa do Governo Federal, Internet para Todos. No último domingo, dia 04, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, esteve na Prefeitura Municipal, apresentando o programa para Araraquara e também para municípios da região.

“Estive em Brasília já no primeiro semestre de 2017 pedindo ao ministro que Araraquara fosse inserida no programa. Já havíamos levantado as regiões que mais precisavam ter acesso a esse programa, retornamos ao Ministério no segundo semestre de 2017 e hoje estamos recebendo o ministro. Araraquara está inserida nesse programa”, comemorou o prefeito Edinho.

 O programa visa garantir conectividade a milhares de localidades que não contam com acesso à internet banda larga. As conexões serão feitas por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017.

 De acordo com o ministro Gilberto Kassab, o ministério fica responsável por toda a infraestrutura necessária para viabilizar o acesso aos locais indicados pela Prefeitura Municipal, além, da instalação dos equipamentos.

 Caberá à Prefeitura indicar as localidades passíveis de atendimento e assinar o termo de adesão, além de garantir a segurança da área onde serão instaladas as antenas e também deverão arcar com as despesas de energia elétrica dos equipamentos. Outra responsabilidade que fica a cargo do município é encaminhar um projeto de lei à Câmara Municipal para isentar todas as atividades ligadas ao programa da cobrança do Imposto sobre Serviços (ISS).

 Para o prefeito Edinho, é um grande avanço para o município, já que além de levar internet para os bairros mais afastados, assim como para áreas rurais e também o distrito, o programa irá proporcionar mais agilidade e qualidade no serviço público.

 “A educação e saúde ganham muito. Não existe a possibilidade de termos programas educacionais hoje sem acesso a internet, e isso irá fortalecer os projetos, assim como irá agilizar o processo de diagnostico de doenças. Com a agilidade da internet os diagnósticos podem ser encaminhados em questão de horas. Além disso, vãos democratizar a comunicação”, enfatizou o prefeito.

 O assessor da Presidência da Telebrás, Alex Magalhães, explicou como será feito todo o procedimento nos municípios que aderirem ao Programa, e adiantou que o Ministério está credenciando as empresas interessadas em participar do Internet para Todos por meio da Secretaria de Telecomunicações. Caso alguma região não tenha cobertura de alguma empresa, a própria Telebrás irá operar pacotes com baixo custo pelo Programa.

 “Quero parabenizar o ministro pelo programa e também agradecer a atenção com a cidade de Araraquara”, disse o prefeito Edinho, que lembrou que é a terceira vez que Kassab visita a cidade.

 Participaram ainda do evento de apresentação do programa os deputados estatuais Roberto Massafera e Márcia Lia, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Dimas Ramalho, os vereadores Paulo Landim, Lucas Grecco, Elias Chediek e José Carlos Porsani, que representou a Câmara Municipal, além de prefeitos da região, secretários municipais, coordenadores e servidores da Prefeitura Municipal.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis