NOTÍCIAS

Voltar

Araraquara é novamente contemplada pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

28 de fevereiro de 2018


Araraquara é novamente contemplada com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – uma ação do Governo Federal que colabora com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalece a agricultura familiar.

 

O PAA utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. Este ano, em Araraquara, serão ofertadas 89 vagas para produtores familiares qualificados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

 As inscrições vão até o próximo dia 02 de março ou até o preenchimento das vagas. Os documentos necessários para a inscrição são: originais e cópias da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP); CPF e RG dos titulares (1º e 2º); DECA; comprovante de endereço do lote. Os produtores interessados devem comparecer na Coordenadoria Municipal de Agricultura, localizada à Avenida Padre Antônio Cesarino, 808, na Vila Xavier. O horário de atendimento é das 8 às 11h30 e das 13 às 15 horas.

Cidade pioneira – Araraquara foi um dos primeiros municípios do Brasil a operar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com a sua primeira proposta aprovada no ano de 2003, no primeiro mandato do prefeito Edinho.

 Todo o planejamento, seleção e compra dos alimentos dos agricultores familiares é realizado pela Coordenadoria de Agricultura, fortalecendo a Agricultura Familiar e garantindo renda para as famílias.

 Os alimentos são entregues pelos agricultores nas instalações do Banco Municipal de Alimentos – unidade receptora cadastrada que garante o fornecimento regular de alimentos de excelente qualidade e variedade para as pessoas em vulnerabilidade social atendidas pelas entidades sociais.

 Esta regularidade de entrega e doação torna o PAA um dos principais programas da Segurança Alimentar de Araraquara. No ano passado, foram distribuídos pelo PAA cerca de 150 toneladas de alimentos, totalizando 575 mil reais, beneficiando semanalmente 25 entidades sociais, além dos programas sociais do município: Casas Abrigo (PROMAIP), o Centro de População em Situação de Rua (CENTRO POP) e duas Repúblicas de Idosos (Vila Dignidade e Recanto Feliz).

 Os alimentos chegaram à mesa de 1800 pessoas, ajudando a garantir o Direito Humano a Alimentação Adequada e Saudável, premissa básica da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

SERVIÇO:

 Inscrições Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Até: 02 de março

 Local: Coordenadoria Municipal de Agricultura (Avenida Padre Antônio Cesarino, 808 – Vila Xavier)

 Horário de atendimento: das 8 às 11h30 e das 13 às 15 horas

 Documentos necessários: originais e cópias da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP); CPF e RG dos titulares (1º e 2º); DECA; comprovante de endereço do lote

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis