NOTÍCIAS

Voltar

Araraquara entra no circuito musical do projeto Dandô

19 de junho de 2017


Araraquara receberá um novo projeto cultural ainda este mês: é o “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques” que realiza a circulação de músicos por todo o país, com artistas de várias regiões criando um intercâmbio e também gerando novas plateias.

 

“Dandô” vem da linguagem popular, de “dandar”, como os primeiros passos, andar. O projeto, em quase quatro anos de atividades, está em 50 cidades de oito estados brasileiros, além de estar entrando em mais três países da América do Sul – Chile, Uruguai e Argentina – além de Portugal e Espanha (nesses dois últimos países o circuito recebe outros nomes e parceiros, porém faz parte de uma mesma ideia e rede).

 

Idealizado pela cantora Katya Teixeira e com gestão coletiva, o projeto em Araraquara contará com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. Nesta região, o coordenador responsável é o músico Rodrigo Zanc, enquanto a produção local fica a cargo de Kris Pires, que também é a artista que representará a cidade e de Ana Lúcia Fernandes, que acompanha o Dandô desde o início e está engajada na luta pela disseminação da arte independente.

 

O projeto busca a projeção de artistas com trabalho reconhecido no panorama nacional e, também, proporcionar às pessoas o acesso à música de qualidade produzida no Brasil, mas que está fora da “mídia de massa”. O artista de cada cidade, pra circular, deve estar envolvido também na produção e acolhimento do projeto, além de ter um perfil musical em consonância com o mesmo.

 

A primeira apresentação do programa bimestral, em Araraquara, está prevista para dia 23 de junho, no Espaço Arte, às 20 horas, com Kris Pires, que receberá Rodrigo Zanc.

 

“Nosso país produz muita riqueza cultural, porém, essa produção não escoa como deveria. O artista independente sofre com a falta de espaço e oportunidade de mostrar sua obra. Dandô é um projeto de intercâmbio cultural e formação de público que faz fruir parte dessa produção artística. O evento do dia 23 será o primeiro em Araraquara e as portas do Espaço Arte estarão abertas a todos os apaixonados pela Cultura Brasileira”, convida Zanc.

 

Formato – Zanc explica que o artista de cada cidade deverá passar por todos os pontos do circuito. A ideia é que a caravana seja contínua, sempre com formação de grupos novos dos artistas participantes.

 

Por onde passar, o projeto propõe um artista local recebendo e abrindo o espetáculo para o artista convidado do circuito. Haverá uma interação entre os dois artistas, convidado e anfitrião, num espetáculo de aproximadamente 90 minutos e, ao final, ainda 30 minutos de bate-papo entre artistas e plateia.

 

Para Zanc, “o intercâmbio é enriquecedor e gratificante, pois nos faz enxergar o Brasil do tamanho que realmente é. Um Brasil plural, que produz conteúdo responsável em todos os seus cantos. O bate-papo é uma forma de aproximar o público do artista, esclarecendo dúvidas e curiosidades sobre carreira, obra e, principalmente, sobre o próprio Dandô”.

 

Vale lembrar que os ingressos para o projeto são gratuitos, porém – como já é característico – acontece a contribuição consciente no chapéu.

 

Dandô – O projeto leva o nome do mineiro Dércio Marques – falecido em junho de 2012 – um dos cantadores que mais fez pela arte nos “Brasis” que estão fora do eixo de mídia de massa. Desde os trabalhos de registro e mapeamento da cultura tradicional do selo Marcus Pereira, com quem trabalhou ativamente, Dércio uniu cantadores de toda parte, de várias gerações, estilos e culturas.

 

Assim, a mais importante pretensão desse circuito é recriar no brasileiro o hábito de consumir cultura de forma consciente, de se “apropriar” dos teatros e salas de concerto por todo o Brasil e a difusão do trabalho de artistas de reconhecido talento pelos mais variados públicos.

 

O Espaço Arte está localizado em frente ao Clube Estrela, próximo ao Daae, à Av. José Parisi, nº 374. Mais informações pelo fone: (16) 3461-8808.

 

Artistas participantes:

 

Amauri Falabella – Guarulhos/ SP

Ana Paula da Silva – Joinville/ SC

André Salomão – Araguari – MG

Dimas Soares – Betim/ MG

Erick Castanho – Uberlândia / MG

Fernando Guimarães – Poços de Caldas/ MG

Giancarlo Borba – Terra de Areia/ RS

Letícia Leal– Contagem/ MG

João Arruda – Campinas/ SP

Kátya Teixeira – São Paulo/ SP

Kris Pires – Araraquara / SP

Marcelo Taynara – Uberaba/ MG

Manu Saggioro – Bauru SP

Nádia Campos – Caldas/ MG

Pedro Vaz – Brasília

Mila Tulli – Goiânia GO

Rodrigo Rodrigues e Alexandre Bianchini – Pará de Minas/ MG

Rodrigo Zanc – São Carlos/ SP

Sol Bueno – Belo Horizonte/ MG

Tri-Lhos – Pelotas/ RS

Valdir Verona e Cardo Peixoto – Caxias do Sul/ RS

Victor Batista – Pirenópolis/ GO

Viola Quebrada – Curitiba/ PR

 

SERVIÇO:

Projeto “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques” em Araraquara: com Kris Pires + Rodrigo Zanc

Local: Espaço Arte (Av. José Parisi, nº 374 – Vila Velosa)

Data: 23 de junho (sexta-feira)

Horário: 20 horas

Mais informações: (16) 3461-8808

 

Contatos

culturarioacima@gmail.com

contato@rodrigozanc.com.br

(16) 99712 8846

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis