NOTÍCIAS

Voltar

Araraquara perde uma grande mulher, afirma Edinho

23 de agosto de 2017


Na manhã dessa quarta-feira (23), o prefeito Edinho se manifestou a respeito da morte da professora-doutora Clara Pechmann, ocorrida em Araraquara. Segundo Edinho, que decretou luto oficial na cidade nessa mesma quarta-feira, a Dra. Clara deixa um legado de muitas ações na cidade, principalmente em relação às pessoas portadoras do vírus HIV.

 

“Foi com enorme tristeza que recebi a notícia do falecimento da professora doutora Clara Pechmann, a pioneira no trabalho de prevenção e atenção às pessoas portadoras do vírus HIV em Araraquara e uma das primeiras a pesquisar o vírus no Brasil. Formada em Farmácia pela Unesp de Araraquara, Clara sempre inspirou a todos nós com sua luta na construção do SUS (Sistema Único de Saúde) e em favor das pessoas que mais precisam.

Sem dúvidas, um ser elevado que contribuiu sobremaneira para os avanços da incansável batalha contra a Aids e pela saúde básica e preventiva. Não à toa, a convidei para assumir a Secretaria de Saúde em meu primeiro ano de governo. Sempre atuou com paciência, retidão, sensibilidade e com senso humanitário.

Clara Pechmann imprimiu seu modo de trabalhar na rede municipal de Saúde e fez transformações importantes. Foi cofundadora do Centro de Promoção em Educação e Saúde Comunitária (Ceproesc) e fundadora do Grupo de Apoio e Solidariedade aos Portadores do Vírus HIV (Gaspa), que atua na prevenção a aids e nos cuidados aos soropositivos da cidade.

Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos. Dra. Clara Pechmann escreveu uma das mais belas páginas da história da saúde pública de Araraquara. A nossa cidade será eternamente grata pelo seu trabalho, pela sua dedicação e pela sua contribuição para a ciência e para a mudança de rumos nas vidas dos soropositivos.

Sua luta não será em vão. Será espelho para que persistamos na construção de um SUS de qualidade e na construção da cidade que tanto sonhamos: mais justa e solidária. Siga em paz, Dra. Clara”.

Edinho Silva, Prefeito Municipal de Araraquara.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis