NOTÍCIAS

Voltar

Araraquara prioriza propostas para Conferência Estadual de Vigilância em Saúde

20 de julho de 2017


A etapa regional da Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, sediada em Araraquara nessa quinta-feira (20), priorizou 24 propostas debatidas em oito sub-eixos temáticos. O material será apresentado e defendido na etapa estadual agendada para os dias 11, 12 e 13 de setembro, em São Paulo. Em seguida, a 1ª Conferência Nacional de Vigilância de Saúde ocorrerá no período de 20 a 24 de novembro, em Brasília.

O evento na cidade lotou o auditório do Centro de Formação, no Jardim Santa Mônica, na zona oeste. Prestigiou a abertura o diretor técnico do Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS 3), Antônio Martins; a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain; o representante do Conselho Estadual de Saúde padre João Inácio Mildner; o representante do Conselho Estadual de Saúde Belfari Guidal; o representante dos usuários Douglas Silva e a diretora técnica da Secretária Estadual de Saúde Eliana Paulo.

‘O SUS é a maior instituição democrática, um patrimônio do povo brasileiro. “Por isso, a Conferência é importante para debater e fortalecer seus objetivos”, afirmou Martins.

Eliana Honain ressaltou a necessidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). “As conferências e os conselhos municipais de saúde são fundamentais para construirmos propostas de qualidade para a Vigilância em Saúde e valorizarmos cada vez mais o SUS”.

A delegação do estado de São Paulo terá 180 delegados na etapa nacional. “Podemos fazer a diferença em Brasília”, enfatizou Guidal. “Devemos pensar grande em propostas de âmbito estadual e nacional”, destacou Douglas Silva.

A palestrante e médica sanitarista Ana Maria Figueiredo, antes de abordar o tema Vigilância em Saúde: direito, conquistas e defesa de um SUS público e de qualidade, elogiou a iniciativa de se promover a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde.

Ao final foram eleitos oito delgados para representarem a região de Araraquara na etapa estadual.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis