NOTÍCIAS

Voltar

Araraquara realiza a 1ª Semana Municipal de Direitos Humanos

1 de dezembro de 2017


A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas Direitos Humanos – vinculada à Secretaria de Planejamento e Participação Popular – realiza a primeira edição da Semana Municipal de Direitos Humanos de 04 a 10 de dezembro. O evento traz como proposta, o tema “Araraquara: Reconhecendo as diversidades e respeitando as diferenças”.

A Semana Municipal de Direitos Humanos oferece à população araraquarense a oportunidade de participar de atividades que possibilitem o repensar, a promoção e o encorajamento ao respeito aos direitos humanos para todos.

“Acredito que as atividades que acontecerão no decorrer dessa semana abrirão um importante diálogo junto à população araraquarense. É preciso que se perceba os direitos humanos sob uma ótica ampla e abrangente”, afirma Maria Fernanda Luiz, coordenadora executiva de Direitos Humanos.

Vale lembrar que em 10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída em 1950, dois anos após a Organização das Nações Unidas (ONU) adotar a Declaração Universal dos Direitos Humanos como marco legal regulador das relações entre governos e pessoas. Com esse ato, mais do que celebrar, a ONU visava destacar o longo caminho a ser percorrido na efetivação dos preceitos da declaração.

Programação – A programação gratuita tem início na segunda-feira, 04 de dezembro, com a Conferência “Direitos humanos: o que são e como surgiram?”, com o palestrante Professor Mestre Leonardo Lima Ferreira. A abertura será realizada no Plenário da Câmara Municipal, às 19 horas.

Uma roda de samba, na Casa Transitória, é destaque na terça (05). É o evento “Direitos Humanos: interagindo com a rua”, com início marcado para às 19h30. Buscando de atender o princípio VII da Política Nacional da População em Situação de rua esta atividade oportunizará um momento de lazer a essa população.

Nos dias 06 e 07, no Plenário da Câmara Municipal, acontece a 2ª edição da Semana da Defensoria Pública na Escola do Legislativo, com duas atividades pela manhã e outra à noite. No dia 06, às 9 horas, o Defensor Público do Estado de São Paulo, Matheus Bortoletto Raddi, aborda o tema “Defensoria Pública Paulista: criação, conceito, política de atendimento e atuação institucional”. Raddi atua no âmbito cível e fazenda pública, na 8ª Defensoria Pública de Araraquara, e é especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil.

Depois, às 10h, o tema “O direito fundamental da criança e do adolescente à convivência familiar” ganha voz com o Defensor Público do Estado de São Paulo, Marcel Benetti Bôer, que tem seu trabalho com foco no direito de família e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

 À noite, às 19h, três convidados da área da Psicologia apresentam “Atuação, Desafios e Percepções no atendimento às mulheres em situação de violência”. Participam: o psicólogo Bruno de Paula Rosa, que é Mestre em Psicologia pela USP Ribeirão Preto, especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia e atua como agente de Defensoria na Unidade Araraquara; Camila Fernanda Teixeira, graduanda em Psicologia (UNIARA) e estagiária no Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da Unidade Araraquara; e Suélen Mariana Gorni, também graduanda em Psicologia (UFSCAR) e estagiária no CAM- Araraquara.

 Na quinta (07), a Semana da Defensoria Pública tem continuidade, também no Plenário da Câmara. Pela manhã, às 09 horas, a Defensora Pública do Estado de São Paulo, Mariana Carvalho Nogueira – que atua no âmbito da infância, juventude e idoso – aborda “Infância e Juventude: efetividade do trabalho interinstitucional”. Para a noite, às 19 horas, o Defensor Público do Estado de São Paulo, Marcos Henrique Caetano do Nascimento, destaca “Defensoria Pública e estratégias de atuação para combate às violências e discriminações”. Especialista em Direito Civil pela Escola Paulista de Direito (EPD/SP) e Mestre em Direito Constitucional (ITE/Bauru), Marcos Henrique atua no âmbito de direito de família e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

 A sexta-feira, 08 de dezembro, chega com duas atividades nas praças da cidade: “Direitos Humanos: Diálogos na Praça”. Pela manhã, às 9 horas, acontece a atividade “Direitos Humanos: Corporeidade e Terceira Idade” no Parque Infantil; enquanto à noite, a partir das 21h30, tem cine-debate com a professora Juliana Leitão e o assessor de Juventude, Guilherme Floriano, abordando os Direitos Humanos a partir da exibição do filme “A Onda”.

“Direitos Humanos: Diálogos na Praça” tem continuidade no sábado (09), na Praça Santa Cruz, das 09 às 17 horas, com uma ação que tem por objetivo dialogar com a população araraquarense, buscando fornecer subsídios para que possam perceber os direitos humanos sob uma ótica ampla e abrangente.

A programação chega ao fim no domingo (dia 10), com a 1ª Caminhada Pelos Direitos Humanos, com concentração na Praça Santa Cruz a partir das 09 horas. Vale lembrar que, no período de 11 a 31 de dezembro, no saguão da Prefeitura de Araraquara, será realizada a exposição “Experienciando a cidade”, com fotografias produzidas por deficientes visuais.

 Toda a programação é gratuita.

PROGRAMAÇÃO:

 04/12

– 19h – Conferência de abertura: “Direitos humanos: o que são e como surgiram?”, com professor Mestre Leonardo Lima Ferreira

Local: Plenário da Câmara Municipal

05/12

– 19h30 – “Direitos Humanos: interagindo com a rua” (roda de samba)

Local: Casa Transitória

06/12

– 9h, 10h e 19h – Semana da Defensoria Pública na Escola do Legislativo – 2ª edição

Local: Plenário da Câmara Municipal

9h: “Defensoria Pública Paulista: criação, conceito, política de atendimento e atuação institucional”, com Matheus Bortoletto Raddi (Defensor Público do Estado de São Paulo – 8ª Defensoria Pública de Araraquara)

10h: “O direito fundamental da criança e do adolescente à convivência familiar”, com Marcel Benetti Boer (Defensor Público do Estado de São Paulo)

19h: “Atuação, Desafios e Percepções no atendimento às mulheres em situação de violência”, com: psicólogo Bruno de Paula Rosa, Camila Fernanda Teixeira (graduanda em Psicologia – Uniara), Suélen Mariana Gorni (graduanda em Psicologia – UFSCAR)

07/12 – 9 e 19h

– 9h e 19h – Semana da Defensoria Pública na Escola do Legislativo – 2ª edição

Local: Plenário da Câmara Municipal

– 09h – “Infância e Juventude: efetividade do trabalho interinstitucional”, com Mariana Carvalho Nogueira (Defensora Pública do Estado de São Paulo)

– 19h – “Defensoria Pública e estratégias de atuação para combate às violências e discriminações”, com Marcos Henrique Caetano do Nascimento (Defensor Público do Estado de São Paulo)

08/12

– 9h – “Direitos Humanos: Corporeidade e Terceira Idade”

Local: Parque Infantil

  – 21h30 – “Direitos Humanos: Diálogos na Praça”

Cine debate – filme “A onda”, com: Professora e mestranda em educação Juliana Leitão e Guilherme Floriano (Assessor de Juventude)

09/12

– 9h às 17h – “Direitos Humanos: Diálogos na Praça”

Local: Praça Santa Cruz

 10/12 –

9h – 1ª Caminhada Pelos Direitos Humanos – Concentração na Praça Santa Cruz

11 a 31/12 –

Exposição “Experienciando a cidade” (fotografias produzidas por deficientes visuais)

Local: Saguão da Prefeitura

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis