NOTÍCIAS

Voltar

Assis Furtado lança seu “Caderno de poesia” na sexta (dia 10)

7 de março de 2017


A obra literária “Caderno de poesia” (Araraquara: Partesã, 2016), de autoria de Assis Furtado, será lançada no Palacete Esplanada das Rosas na noite desta sexta-feira (10), às 19 horas. Na ocasião, o autor vai ler poemas do livro e autografar exemplares.

A poetisa Jenifer Saska, que assina o texto de orelha, recomenda a leitura: “Plena de deleites, a leitura do Caderno de poesia nos oferece a possibilidade de navegar pelos poemas indefinidamente — experiência que ilumina o fôlego e a avidez da poética de Assis Furtado”, aponta.

“Em alguns momentos, deparei-me com lembranças de um Manoel de Barros, como em um dos versos do poema ‘Beijo’, que rememora a importância de seacreditar na solidez do gesto. Em outros, vi-me recapitulando os heterônimos de Fernando Pessoa perante escritas tão diferentes entre poemas, esboços, anotações de viagem e observações das mais diversas, todos lapidados pacientemente ao longo de doze anos, representando ainda os percalços e os desenvolvimentos da trajetória poética de Assis Furtado”, explica Jenifer.

Nascido em Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, Assis Furtado vive em Araraquara desde 2004, onde formou-se em Letras pela Unesp e está terminando o mestrado em Estudos Literários, na mesma instituição. Desde 2011 o poeta ministra o Curso de Produção Literária na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa.

Assis Furtado também é membro do Conselho Municipal de Cultura, que presidiu entre 2013 e 2015 — ano em que publicou seu livro de contos, o “Morro da Dezembrada”, obtendo muito sucesso.

Frequentador assíduo de saraus poéticos, organizou, em parceria com Tania Capel, o sarau público “Poesia na varanda”, além de ter participado da produção do documentário “O dia mundial da poesia” (direção de Marcelo Tanisho, produção de Jaqueline Franco) e ter produzido e dirigido a mostra “Dia mundial da poesia” a convite do Museu da Imagem e do Som “Maestro José Tescari”.

O projeto gráfico do livro “Caderno de poesia” imita o caderno do próprio autor, no qual esboça suas composições. A fotografia ficou a cargo de Marcela Campos e o poeta Bruno Malavolta dedicou-lhe um prefácio.

Os exemplares estão à venda na Livraria Machado de Assis, situada à Av. Brasil 698, mas também poderão ser adquiridos na noite de lançamento, assim como os títulos “Morro da Dezembrada” e “Antologia do Curso de Produção Literária” (valor de cada título: R$ 40,00; estudantes da rede pública estadual terão desconto de 50%).

O evento, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, tem entrada gratuita. Será servido um coquetel e realizado um sarau poético, em que o público será convidado a ler poesia, inclusive de autoria própria.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Caderno de poesia”

Local: Palacete Esplanada das Rosas (Rua São Bento 794 – Centro)

Data: 10 de março (sexta-feira)

Horário: 19 horas

Entrada gratuita

Valor do exemplar: R$ 40,00 (desconto de 50% para estudantes da rede pública estadual)

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis