NOTÍCIAS

Voltar

Atividade da Ceppir debate “apropriação cultural” na UNESP (dia 18)

17 de maio de 2017


“Apropriação cultural” é o tema do debate desta quinta-feira (18), às 16 horas, no Campus da UNESP Araraquara (na Faculdade de Ciências Farmacêuticas). A atividade gratuita faz parte da programação do mês maio realizada pela Coordenadoria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR) e pelo Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, por meio da Secretaria de Planejamento e Participação Popular.

O debate conta com a participação de Luiz Fernando Costa de Andrade, coordenador executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e de Maria Fernanda Luiz, gestora do Centro de Referência Afro Mestre Jorge e doutoranda em Educação pela UFSCar.

O modelo do debate, inspirado na série “Café Filosófico” produzido pela TV Cultura e CPFL Paulista, traz à tona o tema polêmico, hoje suscitado pela questão envolvendo questionamentos sobre o uso de turbantes por pessoas brancas, mas que já foi suscitado por outras práticas que envolvem tradições populares, estilos de cabelo e outras manifestações entendidas como pertencentes à questão.

De acordo com Maria Fernanda Luiz, “o uso de símbolos como, por exemplo, o turbante identificado com a cultura negra e atualmente usado por pessoas não negras reacende o debate sobre o que significa apropriação cultural. Falar sobre isso é de extrema relevância”, pontuou.

A Facudade de Ciências Farmacêuticas, Campus FCL/FCF – UNESP Araraquara, está localizada na Rodovia Araraquara-Jaú, no Km 1, bairro dos Machados.

 

SERVIÇO:

Debate sobre “apropriação cultural”

Local: Faculdade de Ciências Farmacêuticas – Campus UNESP Araraquara (Rodovia Araraquara-Jaú Km 1 – Bairro: Machados)

Data: quinta-feira (18/05)

Horário: 16 horas

Grátis

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis