NOTÍCIAS

Voltar

Atores alertam sobre perigo da mistura “álcool + direção”

20 de fevereiro de 2017


Com o propósito de alertar sobre os perigos da mistura “álcool + direção”, quatro atores do projeto “Viva na Noite – Se beber, não dirija” estão colocando humor nas noites araraquarenses para falar deste assunto tão sério.

 

Numa realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart e também da Coordenadoria de Mobilidade Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, os atores do Grupo Anjos do Trânsito – Carlos Fonseca, Dado Marcondes, Maria Alice Ferreira e Raquel Nascimento – realizam intervenções em bares da cidade e também estarão nos bailes de carnaval no Clube Estrela.

Usando a linguagem teatral como meio de intervir nas concentrações onde se localiza o público alvo, os atores caracterizados – com figurinos de Márcio Pontes – criam uma dinâmica interativa com os clientes dos bares, alertando sobre os perigos da mistura “álcool + direção”.

A abordagem é realizada sempre de maneira bem humorada, com viés artístico e de conscientização, sem nenhum caráter punitivo ou de repressão. São propostas situações interativas alertando sobre os perigos de dirigir alcoolizado, lembrando das alternativas seguras (caronas, táxis) com brincadeiras, placas, adesivos e atividades informais.

“O resultado foi sensacional! Foi a primeira vez que fizemos esse trabalho na cidade – já havíamos feito em outras cidades, mas em Araraquara ainda não. A recepção dos clientes dos bares foi sensacional. Fomos aplaudidos, as pessoas ouviam, se interessaram pelo tema dos cuidados com a própria vida e a do outro”, aponta Cláudia Galvão, produtora do grupo.

“As pessoas gostaram do projeto e principalmente da abordagem teatral. A gente entra cantando uma marchinha de carnaval – uma paródia – e todo mundo entra no clima e canta junto também e aplaude. A atividade é muito positiva! A aceitação com abordagem artística deu certo, as pessoas querem coisas diferentes na cidade e quando falamos que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, as pessoas gostam. A receptividade é muito positiva”.

As intervenções nos bares são realizadas em estabelecimentos localizados na região central, Carmo e Fonte O grupo se apresentou em quatro bares na sexta e outros cinco no sábado.  Na sexta (24), das 21 às 24 horas, as intervenções continuam nos bares; já as intervenções nos bailes de Carnaval acontecem nas quatro noites de baile, indo de 25 a 28 de fevereiro, das 22 às 24 horas. A programação é gratuita.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis