NOTÍCIAS

Voltar

Baixa umidade do ar: médico dá dicas contra doenças respiratórias

31 de agosto de 2017


Neste período de inverno, em que mesmo apresentando alguns dias mais quentes, é maior a estiagem e a queda da umidade do ar. Desta forma, são necessárias algumas medidas importantes para evitar o surgimento de doenças respiratórias.

O alerta foi feito no programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, nessa quinta-feira (31), pelo médico de família da rede municipal de Saúde de Araraquara, Phelipe Antonio Calixto.

Atuando na Unidade de Saúde do Jardim Brasil (USF), Calixto disse ser comum no inverno aumentar a procura por unidades da rede por pessoas com problemas respiratórios, principalmente crianças e idosos.

A situação fica ainda mais complicada para quem sofre de asma ou enfisema pulmonar, segundo Phelipe Antonio, porque também aumenta nesta época a incidência de incêndios urbanos e rurais que atingem a cidade.

“A melhor maneira de prevenir todos estes males é a hidratação, com a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia, além do uso de aparelho umidificador, bacias com água e toalhas molhadas nos quartos de casa”, receita.

Phelipe ressaltou ser importante também o uso de soro fisiológico nas narinas a cada duas horas, a prática de exercícios físicos e maior consumo de verduras e frutas, que aumentam a resistência do organismo contra as doenças.

O médico da Secretaria Municipal de Saúde deu ainda outras dicas à população: evitar locais fechados ou com muito público e sempre que tiver algum problema procurar primeiro um posto de saúde mais próximo do bairro em quer reside.

 

Linha aberta

O programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ é apresentado de segunda sexta-feira, ao vivo, pela TV Web Participativa na página do Facebook da Prefeitura de Araraquara.

A cada edição, um secretário, coordenador ou integrante de outros setores do governo responde a internautas durante dez minutos sobre a gestão municipal. E a cada quinze dias o entrevistado é o prefeito Edinho.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis