NOTÍCIAS

Voltar

Boletins sobre qualidade da água estão disponíveis no site do Daae

29 de janeiro de 2018


A população de Araraquara pode consultar os boletins com os resultados das análises da qualidade água distribuída pelo site www.daaeararaquara.com.br. Os boletins podem ser acessados pela aba “Água e Esgoto”, em seguida, no botão “Qualidade da Água”. O Daae disponibiliza os relatórios mensais da qualidade da água distribuída por setores da cidade e as certidões semestrais do laudo de análise, conforme a legislação vigente.

Do mesmo modo, os relatórios da qualidade da água são publicados, mensalmente, nas contas de água entregues no município de Araraquara, de acordo com a portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde. Esses relatórios contém análises do cloro, cor, pH, turbidez e coliformes totais. A última publicação disponibilizada é a de janeiro de 2018.

As certidões do laudo de análise são publicadas, semestralmente, conforme a mesma portaria. O último relatório é do segundo semestre de 2017 e contém análises feitas, em laboratório externo, de água tratada (rede de abastecimento, poços e reservatórios), além das análises da água bruta das captações Cruzes, Anhumas e Paiol. “Até março, o Daae ampliará as análises para todas as captações subterrâneas, ou seja, para todos os poços que abastecem a cidade, conforme artigo 40 da portaria nº 2914/2011 e solicitação da Vigilância Sanitária. O Daae está se adequando a essa exigência e está em fase de elaboração uma licitação para contratar laboratório acreditado na Norma NBR ISO/IEC 17025:2015, para realizar coletas, análises físico-químicas e microbiológicas da água tratada para abastecimento público”, disse Renata Lombardi, bióloga e gerente do Tratamento da Água e do Esgoto.

Coleta e análises – O Daae tem uma equipe de coletores que, por sua vez, segue cronograma e número de coletas por setor. O trabalho de coleta de amostras de água é feito diariamente e, em média, são coletas 20 amostras de água da rede pública (em casas, estabelecimentos comerciais, Centros de Educação e Recreação, Postos de Saúde e outros), além de coletas em poços e reservatórios.

As amostras são analisadas no Laboratório Físico-químico e Microbiológico do Daae, onde há técnicos especializados. Alguns dos resultados das análises saem em poucas horas, o que possibilita ao Daae tomar providências rápidas, em caso de algum desvio. Além disso, o monitoramento do tratamento da água que é distribuída na rede pública é monitorado 24 horas por dia por técnicos especializados e equipamentos modernos.

Agora, em janeiro de 2018, todos os boletins emitidos demonstraram que a qualidade da água do município de Araraquara está dentro dos padrões. E todos os relatórios emitidos comprovam a excelência da qualidade da água tratada e distribuída no município. Vale lembrar que todo o sistema de captação, tratamento e distribuição da água tem a certificação da ISO 9001:2008.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis