NOTÍCIAS

Voltar

Café da manhã celebra fortalecimento da Gota de Leite

8 de março de 2018


Um café da manhã nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, celebrou o aniversário da Maternidade Gota de Leite e o primeiro ano como Hospital da Mulher e da Criança. Presente no evento, o prefeito Edinho elogiou toda a equipe da Gota e disse estar muito feliz com o fortalecimento do hospital.

 

“O futuro da Gota é a sustentabilidade. Quanto mais os leitos forem ocupados, como está ocorrendo, mais autossustentável financeiramente ela será, mais seu futuro estará garantido. E quem ganha é Araraquara, quem ganha é o SUS [Sistema Único de Saúde] e todas as cidades da região que são atendidas. Parabéns a todos da Gota de Leite pelo trabalho”, disse o prefeito.

 Edinho reconheceu publicamente o trabalho da diretora-executiva da Fungota, Lúcia Ortiz, e da secretária da Saúde, Eliana Honain. “A Saúde não pode abrir mão de vocês duas, Lúcia e Eliana. Eu sei que tem muita coisa para melhorar na saúde de Araraquara, mas muito já foi feito”, explicou.

 O prefeito ainda lembrou que sete secretarias do governo são chefiadas por mulheres (além das fundações). “Fico orgulhoso de ter o governo comandado por mulheres, que têm sensibilidade maior e capacidade de se colocar no lugar do outro. A gente não pode deixar que os espaços de poder sejam masculinizados.”

Balanço

 Lúcia Ortiz apresentou detalhes das mudanças na Gota de Leite, como os novos serviços oferecidos — como a unidade de cuidados intermediários com estrutura de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e espaço para mãe ou acompanhante, a realização de cirurgias ginecológicas, a ampliação para 48 leitos, entre outras medidas.

 “As mudanças extrapolam a questão financeira, pois impactam na organização da rede municipal de assistência à saúde da mulher. A Fungota está ganhando credibilidade”, afirmou a diretora-executiva da Fundação.

 A secretária Eliana Honain (Saúde) parabenizou toda a diretoria da Gota de Leite. “Vocês estão transformando a maternidade e dando vazão às nossas demandas, ajudando a cidade a ter uma Saúde digna e cidadã”, disse.

 A deputada estadual Márcia Lia (PT) seguiu a mesma linha e elogiou a “verdadeira revolução” que a maternidade atravessa. “A gente sabe das dificuldades de administrar um hospital com o tamanho da Gota. E os indicadores só melhoram, o que representa qualidade de vida às mulheres”, declarou.

 O evento ainda contou com depoimentos de pacientes que passaram por atendimento na Gota de Leite. “Foi uma conquista muito grande para mim. As enfermeiras e obstetras foram ótimas e me deram um suporte maravilhoso”, disse Caroline Gonçalves, 30 anos, que deu à luz a filha Gaia em um parto normal, no mês passado.

 Participaram também da celebração o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; além de outros secretários, coordenadores municipais e diretores e funcionários da maternidade.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis