NOTÍCIAS

Voltar

Caminhada marca Dia da Conscientização do Autismo

31 de março de 2017


Domingo (2) é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para marcar a data, uma caminhada organizada pela Ampara (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara) com apoio da Prefeitura pretende dar visibilidade à causa. A concentração será às 8h no Parque Infantil. O ato é aberto a toda a comunidade, convidada a participar do ato vestindo azul.

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, está engajada em uma campanha para divulgar informações sobre essa condição que afeta cerca de 2 milhões de pessoas somente no Brasil. O objetivo é sensibilizar a população e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o nome “Olhe e Veja”, a ação ocorre no Facebook da Prefeitura e em emissoras de rádio, sem gerar custos ao Município.

No mundo, estima-se que 70 milhões de pessoas tenham o transtorno, caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento.

A condição se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, variando de mais leve a mais grave. Pessoas com grau leve de autismo tendem a levar uma vida mais independente ou até a mostrar inteligência acima da média, como é o caso de quem é Asperger, um tipo de transtorno do espectro autista.

O diagnóstico é feito por um médico neuropediatra e por uma equipe multidisciplinar. Quanto mais cedo for a intervenção especializada, maiores as chances de melhora do quadro e de desenvolvimento da criança.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis