NOTÍCIAS

Voltar

Campanha alerta sobre os riscos do uso do celular aos motoristas

19 de setembro de 2017


A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Mobilidade Urbana, do Consórcio Araraquara de Transportes e da Secretaria Municipal de Comunicação, realizam uma campanha que visa conscientizar os motoristas sobre o risco do uso do celular enquanto dirigem.

A campanha, que integra a Semana Nacional do Trânsito (de 18 a 25 de setembro), informa que trocar mensagens de texto pelo celular mata mais em acidentes de trânsito do que o uso de bebidas alcoólicas, segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos.

“Da mesma forma que o álcool, também o celular diminui a concentração, prejudica o raciocínio, a capacidade de reação e a percepção do motorista. Sabe-se ainda que a visão e a audição são desviadas”, diz trecho da campanha. “Antes de enviar a próxima mensagem, pense nesta: sua vida vale mais”, conclui o anúncio.

O coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, afirma que 94% dos acidentes de trânsito ocorrem por imprudência ou desatenção dos motoristas, enquanto apenas 6% são motivados por erros mecânicos, problemas de sinalização ou conservação das vias.

“É um alerta que a gente faz à sociedade para evitar correr o risco de causar acidentes devido às mensagens de texto dos celulares. Estamos trabalhando na campanha para que a gente diminua o índice de acidentes”, diz Nilson.

A Campanha vai ao encontro das ações do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como principal objetivo reduzir pela metade as vítimas fatais nos acidentes de trânsito no Estado de São Paulo até 2020.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis